quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Resenha: Amityville - de Jay Anson

Amityville
Jay Anson
Editora DarkSide


Sinopse: Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide® Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. 
Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha. Por isso mesmo, muito mais do que dar apenas aquela demão de tinta, a DarkSide® Books vai fazer uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes, do quarto secreto no porão às verdadeiras manchas nas portas e nas paredes escondidas pelas tintas do tempo — tudo exatamente como aconteceu, com todos as entidades e vozes que habitaram o sótão, o porão e demais cômodos da casa —, em uma edição assustadora e com o cuidado quase sobrenatural da editora mais dark do Brasil. Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular.
Resenha

A família Lutz (George, Kathy e seus 3 filhos) está em busca de uma nova casa quando se deparam com um achado em Amityville. Uma casa gigantesca, recém reformada e maravilhosa, com até mesmo uma casa para barcos. E o melhor de tudo, por um preço que, se esforçando, eles conseguem pagar. Mas no momento da visita à casa, a corretora sendo bem sincera, admite que aquela casa trata-se da mesma casa da família DeFeo, que ocupou os noticiários do país devido ao crime bárbaro, que adivinhem só, foi cometido dentro daquela mesma casa. Seis membros de uma mesma família foram assassinados pelo filho mais velho, que por sua vez, diz ter cometido esse crime porque uma “voz” mandou.


Por não acreditar em fantasmas, e essas coisas sobrenaturais, George e Kathy não veem problemas com isso. Obviamente eles não assistiram filmes de terror o suficiente para saber da roubada em que estavam se metendo. Depois de fechar o negócio, a família se muda rapidamente para a casa dos sonhos deles. E eu poderia até dizer que no princípio tudo foi lindo e maravilhoso, mas na verdade não foi. Nem no primeiro dia. 

Os Lutz ficaram nessa casa durante apenas 28 dias, antes de saírem correndo deixando tudo para trás, para nunca mais voltarem. E isso não foi spoiler, isso é dito logo na introdução à história deles. Desde o momento em que eles entraram naquela casa, fatos estranhos começaram a ocorrer. Ainda durante a mudança uma voz desconhecida manda o padre que está abençoando a casa sair de lá. Não preciso nem dizer que a partir de então é ladeira abaixo.

No começo George e Kathy se recusavam a encarar os fatos, como disse, eles não deviam assistir a muitos filmes de terror. Mas nem eles poderiam ficar em negação depois que os problemas começaram a escalonar. Diversos fenômenos ocorrem diariamente, dia e noite, colocando a família Lutz como reféns de forças desconhecidas. No principio eles querem comprar a briga, é claro, afinal todo o dinheiro deles foi investido naquela casa. Mas aos poucos eles vão descobrindo a história da casa, e do terreno em geral, e percebem que a vida deles, e de seus filhos, está correndo sérios riscos.

O livro é uma narração fiel dos fatos reais que ocorreram com a família Lutz, se você acredita ou não, só depende de você. Como eu não havia assistido ao filme (sim, eu moro embaixo de uma pedra), achei bem emocionante e angustiante ler a narrativa de cada um dos “fenômenos” que iam ocorrendo. Admito que dá o maior medinho ler esse livro a noite, ainda mais quando se lembra do fator “não-ficção”. Ir no quintal então… bem, quem precisa pegar a roupa né? Deixa ela molhar na chuva que tá tudo bem…

Como eu sou masoquista master, obviamente eu fui procurar mais sobre a casa e as duas famílias no google, os Lutz e os DeFeo. No google imagens aparece até mesmo as fotos reais do assassinato da família DeFeo. Mas fiz isso no meu computador do trabalho, porque sabe como é, se for para pegar umas almas penadas que seja ao menos no trabalho e não na minha casa. Sem contar que lá tem mais gente para os fantasmas se apegarem (melhor colega de trabalho ever). E caso alguém esteja interessado, aparentemente a casa está à venda novamente, parece que outra família não aguentou ficar por lá. Ilustrei a resenha com algumas imagens reais, mas escolhi as fotos que não tinham cadáveres e almas penadas aparecendo.

Como deu para perceber, eu acredito totalmente nos eventos descritos no livro. E creio que o autor tenha contribuído para isso. Já que, não apenas ele narra os eventos de forma envolvente como ainda por cima faz o favor de dar “provas” para te convencer que os Lutz não estão mentindo. Obrigada, heim. Durante a leitura, eu me sentia dentro da história. E ficava bem ansiosa para saber o que iria acontecer a seguir, contando os dias até o momento em que eles iriam sair daquele lugar. Como não poderia ser diferente, as crianças acabam se envolvendo muito com o ambiente altamente sinistro e maléfico, isso sem contar o cachorro que ficava latindo e rosnando para lugares vazios. Dica, se você pretende morar em uma casa mal-assombrada, primeiramente, você precisa de tratamento médico especializado, segundamente, não vá para a casa com crianças e animais, sério. 

A edição do livro está maravilhosa, ela traz até mesmo plantas da casa, para deixar tudo ainda mais real. A capa do livro é dura, meio aveludada, com uma arte bem assustadora. Não tenho nenhum reclamação, mais um livro maravilhoso da DarkSide.

Sem dúvidas eu recomendo esse livro, mas se você for do tipo que sente medo fácil, eu te recomendo a somente ler esse livro durante o dia.


Classificação



Sobre o autor

Jay Anson (Nova Iorque, 4 de novembro de 1921 – Palo Alto, 12 de março de 1980) foi um escritor norte-americano cujo primeiro (e mais famoso) trabalho foi The Amityville Horror. Após o grande sucesso desse romance, ele escreveu 666, que também tem como tema uma casa mal assombrada. Morreu em 1980.


23 comentários:

  1. Oi, Patrícia!
    Amei!
    Eu acho que também moro embaixo de uma pedra, pois nunca assisti ao filme.
    Eu penso: por qual razão as pessoas insistem em ir morar nessas casa? hahaha Deve faltar um parafuso.
    Quero muito ler! E achei super engraçado o seu comentário sobre as pesquisas no computador do trabalho, hahahaha.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Blog Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Gente, amei esse livro!
    Eu prefiro ler do que assistir, apesar de na hora de dormir dar medo do mesmo jeito, o livro assusta genuinamente, o filme utiliza-se de Jump Scares e coisas do tipo. Adoro o tema, espero poder lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patrícia!
    Ri muito do seu "bem, quem precisa pegar a roupa né? Deixa ela molhar na chuva que tá tudo bem...". Sou quase nesse nível. Às vezes dou uma de mocinha idiota e vou ser o que está acontecendo. :P
    Não sabia que esse livro tinha sido baseado em fatos reais!!! Queria ler esse livro e agora não sei não... Vou pensar se leio o livro depois. rsrs...
    Essas fotos todas estão no livro? Adorei esse toque.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Sou louca pra ler o livro e ver o filme,já vi algumas pessoas que leram e não acharam isso tudo,disseram que foi bem fraquinho (coisa que não acredito mesmo),sou super medrosa com esse tipo de livro mas lendo de dia tá td ok?!! =P
    Já incluí na minha lista de leitura..desse ano não passa!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-par-perfeito-nora-roberts.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e confesso que não pretendo ler... A verdade e que não sou grande fa do género, fico um pouco assustado mesmo.. hehe

    Enfim, fico contente que tenhas gostado, mas isso com o narrador participante, com as provas e tudo o mais, e muito mais "pesado" e próximo, não? :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você gostou da leitura. Confesso que tenho medo, vi o filme e até hoje acho uns dos mais pesados que vi. Sei lá, sou medrosa assumida para alguns assuntos, mas enfim percebo que esse livro agrada todos que fazem a leitura.
    Gostei de conferir suas impressões. Beijos

    Leitura, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é meu sonho de consumo, um dia o comecei a ler na livraria enquanto esperava uma pessoa e como sabia que ela ia demorar estava na mente terminar ele lá mesmo e depois compra-lo pois estava zerada, mas um cara chegou e começou a puxar assunto comigo e não deixou eu ler, uma história de dor e sofrimento KKKK, depois disso sempre que vou na livraria não o acho, mas ainda irei ter esse livro , além de ser lindo demais a história dele é ótima para pessoas como eu que sou super interessada nesse assunto.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu já assisti três filmes com essa história, eu amo, mas nunca li o livro (mas já comprei ele kkk). Eu acredito muito em espíritos (eu sou espirita rs) e em seres malignos. Então tenho minhas convicções para esse tipo de história, e adoro ver outros pontos de vista sobre o mesmo!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu não moro embaixo de uma pedra, mas não assisti ao filme. Porem o livro eu leria e tenho a impressão que seria uma leitura que agregaria bastante. Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tuudo bem?
    Fatos reais? Criatura de Deus. kkk Eu já não leria. Sou bem adapta dos filmes de terror, mas livro é mais intenso. Sua dissertação, no entanto, ficou ótima e instigou profundamente minha curiosidade. Quem sabe, né?

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Olha, minha internet acabou duas vezes enquanto eu lia e meu comentário anterior foi APAGADO, sinceramente esses fantasmas estão de sacanagem comigo.
    Eu ri muito com sua resenha, desculpa. Você é uma ótima colega de trabalho, hein? E realmente essa família não devia assistir filme de terror. Eu morar numa casa assombrada? Nunca na minha vida.
    Não acredito em fantasmas, mas é melhor não arriscar, né?
    Como sou beeem cagona, não é um livro que me aventuraria, ou as roupas ficariam pra sempre no varal e eu dormiria com meus irmãos mais novos, ou seja, não leria meeesmo.
    Gostei muito da resenha, quando e ficava tensa você vinha com alguma frase engraçada que me fazia ficar encarando a tela e rindo. Sério, gostei muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Casa Assombrada ? Tô fora. Nem filme de terror eu vejo. Certeza que meu tratamento seria tão especializado, que não acabaria nunca.
    A sua resenha está muito bem escrita, o seu bom humor tirou toda a minha tensão.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Patrícia!
    Cara, eu sou uma medrosa! Tenho muita curiosidade de ler livros de terror, mas ainda não achei coragem. Esse é um dos que me deixam curiosa, mas o medo ainda me domina. Um dia em consigo!

    beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  14. Olha, se você mora debaixo de uma pedra eu moro em uma em uma ilha deserta porque eu nunca ouvi falar, e acho que irei continuar sem saber porque eu sou medrosa para caramba e nem de dia eu iria conseguir ler uma coisa dessas. Eu acredito e muito e tenho certeza que eu nem iria chegar perto da casa, quem dirá morar nela. Esse povo realmente está precisando assistir AHS para saber o que acontece em casas com assassinatos u.u Eu acho que no momento não lerei, porque falta-me coragem, mas se um dia eu a encontrar por ai eu pego para ler kk de dia é claro!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oi. Patrícia!
    Nossa, fujo de livros assim! Sério, eu costumo ler livros a noite, então, esse com certeza estaria fora da lista. principalmente pelos acontecimentos terem sido verdadeiros! Eu assisti ao filme,e já fiquei com bastante medo, imagina lendo o livro?
    Parabéns pela resenha, quando é fatos reais assim, eu também sempre dou uma pesquisada para sabe mais sobre a história! :O

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Credo .-. Correndo para me esconder em baixo da cama em 3...2...1 kkk Fujo de livros assim, mas acho muito interessante a proposta, só não tenho coragem de ler ou assistir ao filme ou qualquer coisa relacionada, amei a sua resenha e sobre a casa a venda, pobre coitados dos próximos que irão morar lá, aqui onde moro tem uma casa quase na mesma situação a diferença é que é só uma mulher que assombra o local, mas de qualquer forma já é aterrorizante de pensar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu já assisti ao filme e gostei bastante.
    Achei interessante a proposta do livro, porém não é uma leitura que me agrada muito pelo fato de ser um pouco medrosa e na maioria das vezes fazer minhas leituras a noite rsrsrs
    Mas adorei saber um pouco mais sobre a obra.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu assisti ao filme esses tempinhos atrás e não sabia que tinha um livro, mas eu amo terror e fiquei mais intrigada ainda, com certeza irei conferir a obra quando tiver uma oportunidade, se o filme me arrepiou, imagina o livro?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu sou uma pessoa super medrosa e passo longe de livos e filmes de terror, ainda mais se forem inspirados em historias reais, me da um arrepio só de pensar rsrs. A sua resenha está maravilhosa e parece que o autor escreve muito bem, mas esse séria um livo que eu teria que passar kk.

    ResponderExcluir
  20. A Dark arrasa nas edições e, claro que não seria diferente com esse livro, né?
    Sabendo disso e lendo sua resenha fiquei na maior vontade de arriscar a leitura, mas aí eu me lembrei do quanto eu sou medrosa - e essa coisa de almas penadas e tal, podem até não acontecer, mas vai que eu sou a azarada em descobrir que sim, elas acontecem???
    Acho que nem no trabalho teria coragem para arriscar saber mais. O pouco que leio nas resenhas já me deixam satisfeita hahahaha
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu estou morrendo de curiosidade de ler esse livro, mas ao mesmo tempo tenho muito medo, principalmente por se tratar de uma história baseada em fatos reais hahaha Adorei a sua resenha, e espero um dia ter a coragem para ler essa obra também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu li esse livro em um dia, ele é muito instigante, gostei muito mais do livro do que a adaptação dos cinemas, foi bem mais realista. Leria de novo! Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Darkside <3

    Embora só tenha assistido ao filme - e ainda assim de modo bem esparso porque sou medrosa, huahuah - tenho curiosidade para ler esse livro. Não sei se acreditaria nos eventos, como você... Talvez porque ainda não tenha lido o livro com suas evidências todas... Mas sei lá, sou facilmente impressionavel e no final acabaria acreditando que esses fantasmas estão na minha casa, huahuahuah XD

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor