sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Resenha: Mundo Novo - de Chris Weitz

Mundo Novo
Mundo Novo - Livro 1
Chris Weitz
Editora Seguinte

Sinopse: Neste mundo novo, só restaram os adolescentes e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos.
Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes.
Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.

Resenha

Uma misteriosa doença, vindo do nada, arrasou Nova York, deixando somente os adolescentes vivos. E a expectativa de vida desses adolescente, porque quando fazem 18 anos, mais ou menos, eles também acabam morrendo. Ninguém sabe o porque disso e não tem mais nenhum adulto para descobrir.

Nova York virou uma verdadeira terra sem lei, uma anarquia completa. Milhares de adolescentes que não só não tem ninguém a quem obedecer, como também não tem um futuro. Todos vivem em um verdadeiro estado de carpe diem, que envolve desde estupros à assassinatos.

É claro que nem todos adolescentes viraram completos monstros, alguns ainda se reúnem em grupos, buscando a próprio sobrevivência em seu contatos dias de vida. Um desses adolescente é Jeff, um adolescente que acaba relutantemente se tornando líder do seu grupo após a morte do seu irmão mais velho, que antes era o líder. Jeff não gosta muito dessa história de liderar e é por isso mesmo que quando surge uma oportunidade ele rapidamente saem em um busca por uma suposta cura.

Tudo começa quando um dos garotos que é da sua “tribo” diz ter encontrado um artigo que talvez explique a origem da doença e talvez até mesmo uma cura. O problema é que a versão completa desse arquivo está na biblioteca de Nova York, um lugar supostamente assombrado e que fica razoavelmente longe de onde eles ficam. Bem, longe agora, antes seria bem rápido chegar lá. Mas agora eles precisam atravessar uma Nova York sem leis e com vários adolescentes armados lutando para sobreviver.

Mas como eu disse, querendo se afastar da posição de líder, Jeff acaba aceitando a aventura até a biblioteca. Com ele também vão alguns outros amigos, entre eles Donna, a garota por quem ele está apaixonado, mas que já ficou com o irmão dele.

Como se não bastasse todos os perigos que normalmente eles teriam nessa pequena aventura, eles ainda tem um problema a mais. E esse problema foi quase um presente de despedida do irmão do Jeff. Antes de morrer, quando ainda era líder, ele reagiu de uma forma bem drástica a uma aproximação não muito amistosa de um outro grupo. Bem, nem preciso dizer que esses outros garotos não ficaram muito felizes, e eles continuam lá fora esperando pelo momento certo para ser vingar deles. Então essa é apenas mais uma preocupação para Jeff e seu grupo.

Então o plano é bem simples, chegar na biblioteca de Nova York, pegar um artigo e voltar. Mas é claro que os planos estão aí para que dêem errado. E é isso que acontece, ou não teríamos estória. As coisas começam a desandar bem depressa e de forma bem séria. Jeff e seus amigos tem duas opções, voltar para “casa” e continuar na sua busca, onde talvez a recompensa seja a cura.

A decisão de Jeff não é fácil, ele é o líder e vai estar arriscando a vida de seus amigos se decidir embarcar de vez nessa busca, enfrentando perigos que ele ainda desconhece. Por outro lado, existe a possibilidade de encontrarem a cura, de talvez salvarem a humanidade de sua eminente extinção. Para Jeff, a possibilidade de um futuro será o bastante para colocar ordem no mundo caótico, que todos talvez recuperem alguma forma de sociedade, de civilidade. Mas primeiro, a cura precisa ser alcançada, e para isso eles primeiro precisam sobreviver ao desafio que é achá-la.

A leitura de Mundo Novo é bem leve, os capítulos são curtos o que faz com que o livro seja lido rapidamente. A estória não é de todo original, existem diversos livros que retratam esse tipo de situação: crianças / adolescentes largados a própria sorte por algum motivo. E como ocorre em outras estórias, alguns personagens, também conhecidos como protagonistas, tentam estabelecer algum tipo de ordem, enquanto os demais se transformam completamente quando a leis deixam de existir. É aquele velha estória de que, sim, existem crianças más, as vezes mais assustadoras do que adultos. Um livro recheado de ação, do início ao fim.

Mas, apesar de não ser tão original, o livro se revelou uma ótima leitura. Mesmo que eu não veja como um bando de adolescente sem formação alguma possam acreditar que irão criar uma cura para uma doença que o CDC não conseguiu, mas vamos lá, eu acredito em vocês! Felizmente algumas coisas são explicadas, mas não todas, ao longo desse primeiro livro. O final tem aquele gancho miserável que te faz querer ler o próximo. A edição do livro é linda, principalmente a capa, feita naquele material aveludado, com uma arte linda e com uma cor bem berrante. Eu amo essa capa e confesso que o comprei por causa dela, sem nem ler a sinopse (sou dessas). Essa capa fez muitas cabeças virarem no ônibus. Acabei dando 4 estrelas para o livro. 

Recomendo esse livro a todos que gostam de ver o circo pegar fogo. Muitos tiros, mortes e explosões. O grande inimigo a ser derrotado é o vírus, mas o que não faltam são outros vilões menores, munidos de metralhadores e fuzis tentando fazer o trabalho dele.

Classificação



Sobre o autor

Christopher John Weitz, conhecido também como Chris Weitz, é um diretor de cinema e escritor. Ficou famoso mundialmente após dirigir o filme The Golden Compass, que é baseado no livro do inglês Philip Pullman.











13 comentários:

  1. Hey Patricia, tudo bem?
    Menina eu amei a sua resenha. Além de muito bem escrita me deixou super interessada no livro. Amei a premissa dele e sua resenha só me deixou com gostinho de quero mais. Vou pesquisar mais sobre. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não é muito meu estilo, mas já li muitas resenhas positivas tanto desse primeiro volume quanto do próximo.
    Fico feliz que você tenha lido e gostado, tanto que deseja ler o próximo. Enfim parabéns pela resenha e pela indicação.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre me interessei por ler esse livro, porque gosto de quaisquer enredos envolvendo comportamento moral e a dificuldade de manter interação com as pessoas. Nesse caso, claro, adolescentes à revelia realmente rendem cenas catastróficas e pouco inclinadas à compaixão. Que pena pensar que, se não houver leis e adultos para reprimi-los, adolescentes provavelmente seriam assim mesmo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas após ler sua resenha, fiquei interessada em realizar essa leitura. Achei curiosa essa premissa de só restarem adolescentes, seria uma situação bem complicada.

    ResponderExcluir
  5. Um mundo novo me lembrou um livro que li da Novo Conceito uma vez.
    Gosto de histórias com adolescente em um Mundo meio apocaliptico correndo atrás d euma cura para doença..Livros assim sempre são boas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro está na minha lista, fiquei curiosa por conta da sinopse, e sua resenha destaca pontos que deixa o livro interessante, mesmo destacando não ser tão original. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Hey, Patrícia!

    Essa capa quase não tem nada a ver com Battle Royale, né? ahahahaha
    Gostei muito da sua resenha, fiquei bastante curiosa pra ler.
    E olha que ando com preguiça desse tipo de livro.
    Mas a trama me ganhou. Já entrou pra minha lista de desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu tô dooooido por esse livro. Mesmo tendo alguns clichês atiçou minha curiosidade mais ainda pela sua resenha. Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara o título e a capa já chamaram minha atenção.
    A premissa é bem interessante e estou curiosa para saber o que realmente aconteceu para que todos morressem dessa forma e só restassem adolescentes.
    Será que esse artigo realmente ajudará a desvendar os mistérios existentes?
    Anotei a dica e espero conseguir ler em breve.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Oie
    já conhecia o livro e tinha visto alguns comentários mas não sabia bem do que se tratava, parece ser uma ótima leitura e bem instigante, gostei do enredo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou pra ler esse livro faz um tempo, comprei mas acabo sempre adiando a leitura. Adorei a sua resenha, foi bem clara e me animou em furar fila pra ler haahah!
    Quero ver o circo pegar fogo tb xD
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa, peguei esse livro emprestado há algum tempo e tinha até me esquecido dele, adorei a resenha, me fez pensar o porque de eu não ter lido ele ainda.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?
    Patrícia eu achei encantador esse livro, achei tão divertida essa história e emocionante, seria uma ótima oportunidade de ler, dica super anotada e quero ler com toda certeza.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor