segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha: A Rainha Normanda - Patricia Bracewell - Editora Arqueiro

A Rainha Normanda
Autora: Patricia Bracewell
Editora: Arqueiro
Páginas: 392

Sinopse: 

“Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita.

Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.”


Resenha:

Mais uma super publicação da editora Arqueiro! “A Rainha Normanda” é o primeiro livro de uma trilogia que pretende contar a história de uma personagem real: Emma da Normandia, uma garota doce a quem foi imposto um fardo além de qualquer imaginação, um casamento que a tornaria a rainha de toda a Inglaterra.

No começo do livro vemos como Emma é uma garota bonita, cativante e, acima de tudo, como ama a liberdade e a sua família. No entanto, em virtude do falecimento da esposa do Rei, este decide se casar às pressas e, seguindo as dicas do seu conselho real, escolhe ninguém menos que uma das Filhas de uma importante casa da Normandia, na tentativa de unificar os reinos e evitar as guerras entre aqueles povos e o seu.

No entanto, como a irmã mais velha de Emma estava sempre acometida de uma doença inexplicável, o irmão e a mãe mandam ela mesmo, uma adolescente de 15 anos, para se casar, em nome da Normandia, com um Rei viúvo muito mais velho que ela.

Chegando à corte, Emma descobre que nem tudo é o que parece e que as aparências finas e elegantes podem esconder muitas armadilhas cruéis.

Alvo de inimigos como Elgiva, uma das concorrentes preteridas para o casamento, que se aproxima para tentar roubar o rei de volta, mas qu também é manipulada para propósitos maiores; Emma também é alvo de intrigas e jogos pelo poder e vítima de um marido violento e que beira a insanidade em alguns momentos, Emma se torna uma prisioneira cativa em seu trono de ouro, cercada por muros e chacais.

Com o tempo a jovem aprende a se virar e não lhe falta inteligência, mas o seu pior inimigo não é nenhum dos aqui mencionados. Seu maior inimigo é seu coração, que resolve se apaixonar por um dos filhos do seu marido.

No meio disso tudo e na frágil condição em que ela se encontra, podendo inclusive ser acusada de traição, pois o rei é dado a loucuras e paranoias, ela precisa desesperadamente engravidar para ficar a salvo, mas nem tudo acontece como ela espera e a gente se pega também torcendo a cada página com ela para que esse bebê venha.

É um livro de muitos altos e baixos, a personagem principal sofre bastante, e todo esse sofrimento é transmitido muito claramente, no entanto constrói a sua força aos poucos, na dor, para se tornar a Rainha que todos esperam que ela se torne.

Impressões:

“A rainha normanda” é um livro extremamente bonito e detalhadamente bem construído. Historicamente é bem baseado nas crônicas Saxãs e no livro que a própria Emma mandou escrever sobre a sua vida.

A Autora conseguiu construir de forma muito real a história que jogou sobre os fatos e tudo ficou muito nítido e realista. Os cenários e detalhes são bem narrados e a Emma é uma personagem com a qual o leitor se apega com muita facilidade e por quem a gente torce a cada página.

Embora seja um livro sobre a Emma nós temos nele vários pontos de vista de outros personagem, temos romance, ação, aventura, toques de elementos do sobrenatural, então toda essa energia da época fica muito forte no livro e ele consegue te transportar e te passar a emoção necessária pra que você realmente goste da história que está lendo.

A qualidade física do livro é excelente mesmo. A capa é belíssima e a impressão em folhas creme e a diagramação mostram que o livro teve um cuidado excessivo nos seus detalhes.

O que eu posso dizer sobre pontos negativos? Não encontrei nada que eu possa dizer que não gostei, essa história me encantou do começo ao fim, é um dos meus tipos de histórias preferidos: medieval (estilo “Brumas de Avalon” e “Crônicas de gelo e Fogo”, por exemplo), então não há nada que eu possa apontar como erro ou falha.

Se tem algo que eu não gostei foi a tensão, eu tinha finalmente parado de roer as unhas e acabei me pegando de novo nesse vício. A rainha é só uma menina e ela é tão frágil e não sabe bem o que se passa ao seu redor, isso é o que a gente pensa, e de repente ela te pega assim dando umas sacadas que mostram que ela não é tão bobinha quanto aparenta, ela é sequestrada, apanha, bate, chora, sofre e continua de pé na pose de rainha, então assim, eu gostei muito, mas achei que cheguei ao fim do livro conhecendo apenas um lado da Emma e que só daqui pra frente é que eu vou descobrir quem é ela de verdade.

Um ponto muito importante é a realidade da história, a autora não poupa o leitor, as cenas contêm palavrões, violência física e sexual (mais intenso que 50 tons) e muita tensão.

Tem muitas coisas a serem faladas, muitos personagens bem construídos e complexos, mas não vou adentrar nessa parte pra não tornar a resenha muito grande e não soltar nenhum spoiler do livro.

O que eu posso dizer é que eu adorei essa leitura, marquei com 5 estrelas e recomendo demais pra todos que, como eu, curtem o estilo e espero ter a honra e o prazer de resenhar o próximo. Como a Arqueiro mudou o título no Brasil, não me arrisco a chutar o nome dele, mas no original é "The price of Blood". Forte hein? Já estou curioso. Então consigam logo esse, pois vale a pena!








6 comentários:

  1. "A rainha formanda" EMA casa c/ o rei da inglaterra Ethelred ii, bruto c/ filhos , faz parte de uma corte traiçoeira, mas ela acaba se a paixonando por um filho de seu marido,,,,,gostaria de saber como termina esta história.... parabéns p/ resenha, estou curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Olha primeiramente quero te dar os parabéns pela resenha, porque é a primeira que leio e estava com bastante receio de ler esse livro, pois não tinha me conquistado. Mas depois de ler claramente tudo que a história aborda eu fiquei bastante interessada. Eu estou maluca para comprar alguns livros e acho que esse vai entrar na minha listinha do mês por conta da sua resenha viu? Espero gostar muito. Gostei disso da menina ser nova e se casar com o Rei e ainda ter que aguentar as dificuldades. Acho que vai ser um livro que vai me surpreender.

    Posso te dar uma sugestão de livro? Não sei se já leu, mas LEIA O LIVRO - AS CORES DO ENTARDECER da novo conceito. Eu terminei de ler hoje e ele é simplesmente MARAVILHOSO. Enfim... =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  3. se é baseado em acontecimentos reais então o livro já me chama a atenção! só que não é só isso, piter amigão, você deu cinco estrelas, então aí tem coisa boa, muito boa. sua resenha é cativante, daquelas que nos deleitamos e merece uma releitura. livros de época com um pé no fantástico me fascinam e se tiver oportunidade leia a saga de boudica, é excelente. se não nos poupa nos palavrões ou no sexo é porque está mais próximo do real. então lá vou eu desejar mais uma saga em minha estante. parabéns amigão... suas palavras estão impecáveis!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha me deixou com.vontade de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está dando o que falar e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre ele. Esse tema medieval sempre me atraiu também. E o fato dele ser fiel aos fatos me cativa ainda mais para lê-lo. Sem dúvidas esse livro irá entrar na minha lista.
    Parabéns pela resenha Piter, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oiee Piter!!
    Você escreveu a resenha de uma forma cativante e que me chamou bastante atenção para a história, ao qual, o livro trata! Fiquei bem curiosa em relação ao livro e capa é muito linda! Espero lê-lo em breve!!

    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor