quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Resenha: Onde Cantam os Pássaros - de Evie Wyld

Onde Cantam os Pássaros
Evie Wyld
Editora DarkSide

Sinopse: No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção.

Resenha

Jake é uma mulher misteriosa, ela vive sozinha em uma fazenda de ovelhas isolada de tudo e de todos. E faz um esforço enorme para se manter distante de todos, ela nem ao menos frequenta o pub da cidade, mesmo com o antigo proprietário da fazenda onde vive, Dan, insistindo para que ela vá. Ela simplesmente não gosta de socializar e gosta de ficar na dela. Há motivos para isso, é claro, afinal Jake tem um passado, e esse passado é mais pesado do que da maioria das pessoas.

Se dependesse dela, ela ficaria dessa forma para sempre, mas eis que ela começa a perceber que ela não está tão sozinha quanto pensava, pois suas ovelhas estão aparecendo mortas, uma depois da outra. O primeiro suspeito, é claro, seria uma raposa. Mas por alguma razão, que nem ela mesma consegue explicar, Jake não acredita realmente que possa ser uma raposa. Mas o que mais poderia ser? Ou ela deveria ser perguntar, quem mais poderia ser? Ela desconfia dos jovens que rondam sua fazenda, mas seriam eles capazes de fazer isso? Ou teria alguma outra pessoa mais perto ainda? Com as mortes das ovelhas, Jake começa perceber o quão perigosa é a situação que ela criou, o quão perigoso é o seu isolamento. 

Mas a narrativa do livro não segue somente o tempo presente, ela é intercalada com eventos do passado. E é nessa narração do passado que o livro vai reconstruído os eventos, ou conjunto de eventos, que levaram a Jake da Austrália, onde nasceu, até o Reino Unido, onde está vivendo. Como se não bastasse a escrita mágica da autora, que é capaz de nos fazer vivenciar os sentimentos e o ambiente da Jake, a narração do passado da personagem é feita de maneira bem original. A cada capítulo narrando o passado, a narrativa vai se afastando cada vez mais do presente, nos levando dos eventos mais recentes para os mais antigos, até que descobrimos finalmente como tudo começou. Não vou entrar em detalhes sobre o que aconteceu no passado dela para tirar a graça de ninguém, vocês terão de ler para descobrir tudo.

Como já disse, a narrativa do livro é mágica e original, e além disso ela flui de uma forma impressionante. Eu realmente me assustei com a quantidade de páginas que devorava sem perceber. O final do livro é daqueles que suscitam discussões na internet, e eu simplesmente amo esses finais! Dei 5 estrelas para o livro e sem dúvidas o recomendo. Inclusive irei pesquisar mais sobre a autora e suas obras, porque estou muito interessada em ler outros livros dela. Sobre a edição, acho que já basta dizer que o livro é da DarkSide, capa dura levemente aveludada, lateral das páginas na cor preta, etc… não tem como não amar o padrão DarkSide de qualidade. A edição está no nível da qualidade da estória. 

Classificação



Sobre a autora


EVIE WYLD é inglesa e, como sua personagem em Onde Cantam os Pássaros, viveu parte de sua vida na Austrália. É autora do premiado After the Fire, a Still Small Voice e integrou a edição da revista Granta com os melhores jovens escritores britânicos da década. Onde Cantam os Pássaros é o seu premaido segundo romance, o primeiro lançado no Brasil.







39 comentários:

  1. Adorei a capa, já tinha visto na net, parece ser bom!
    www.sagaliteraria.com.br
    www.facebook.com/asagaliteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa, digna do livro maravilhoso que ele é.
      bjs.

      Excluir
  2. Fiquei curiosa! Amo finais que nos prende na história mesmo depois de ter concluído a leitura. Conheci a editora a pouco tempo, depois de ter pesquisado sobre livros de suspense. Adorei sua resenha, muito convidativa e apesar de não ter gostado da capa vou sim procurar esse livro pra ler. Tô numa vibe de leitura de mistérios, terror, suspense e pelo pouco que pesquisei essa editora é fera nisso.
    Vou ler e volto depois pra gente continuar o papo! haha

    Beijão!
    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, amei essa capa! Então você irá amar esse mistério.
      bjs.

      Excluir
  3. Tenho uma vontade enorme de ler esse livro. Acho que ele é lindo.
    Agora que descobri que tem passado e presente na narrativa, gostei mais ainda. Acho que autores tomam um tempo para construir uma história assim merecem ser lidos.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa estória foi ricamente construída, não tem como não ser seduzido pela a escrita da autora.
      bjs.

      Excluir
  4. Ola Patricia lindona as capas e edição dessa Editora são um show a parte sempre, gostei da premissa do livro e estou muito curiosa com o motivo da protagonista se isolar dessa maneira e saber quem está matando as ovelhas, vou esperar uma promoção para comprar o livro, ótima resenha. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita que nos últimos meses esse livro tem entrado em promoção no submarino.
      bjs.

      Excluir
  5. Pelo que você escreveu realmente parece ser uma história mágica e original, mas não é o tipo de história que eu gosto e me prendo.
    Por isso vou deixar a dica de lado, mas o cuidado da Darkside com suas edições é impecável.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe o livro não te surpreende e acabe tendo um novo gênero favorito?
      bjs.

      Excluir
  6. Oie,

    Só de falar que o livro é da DarkSide eu já quero imediatamente, essa capa é bem diferente tem algo a ver com a historia? Quero saber o que está acontecendo com as ovelhas e muito mais o passado de Kate, livros que intercalam os tempos são meus favoritos.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... você vai ter de ler para descobrir #SouMá.
      bjs.

      Excluir
  7. Oi, ainda não conhecia seu blog, mas já estou seguindo-o <3

    Colega, só em dizer que é da DarkSide, já sei que a qualidade é garantida. Acho que conheço esse livro só por título, não imaginava que a história era TUDO isso. Amo quando os autores vão intercalando as narrações do presente e passado, principalmente em suspenses, eu começo a devorar diversas páginas por dia, assim como você fez com essa obra. Já vai pra minha lista de desejados!

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patrícia, tudo bom?

    Eu costumo seguir a seguinte linha de pensamento: é Darkside? É bom! Hahaha Às vezes o livro pode nem ser tão bom assim, como O Demonologista, mas só de ter essa edição na estante já está valendo. Onde Cantam os Pássaros já está na minha lista de desejados e confesso pra você que não fazia ideia do que se tratava a história e após ler a sua resenha, quero ele pra ontem, se possível. Assim que eu tiver a oportunidade, comprarei!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive certas dificuldade em saber mais sobre a estória, pois não consegui encontrar nenhuma resenha nos blogs que sigo. Mas uma amiga minha acabou lendo e me pediu, fortemente, que eu lesse logo o livro, pois ela queria conversar sobre o final com alguém. E concordo contigo, os livros da DarkSide já contam só pela capa, mas discordo sobre O Demonologista, eu realmente adorei esse livro.

      Bjs.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?

    Falou em livro da Dark Side eu já to dentro hahahaha, eles são TÃO BONITOS! Gostei que tu deu a tua opinião mas não deu spolier. Tem tanto livro na minha lista de desejados e to vendo que esse vai ser mais um hahaha.

    Beijos, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho horror à spoilers, então tomo muito cuidado para não cometer esse terrível crime. A minha lista de desejados também não para de cresce, hahaha..

      bjs.

      Excluir
  10. Olá, eu sempre tive vontade de ler esse livro mas nunca tive oportunidade, espero conseguir lê-lo esse ano e ver se realmente vou gostar dele. Mas confesso que sua resenha me cativou a ir atrás o quanto antes, parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente incrível! A minha meta desse ano inclui vários livros da DarkSide, inclusive já li vários e até agora eu amei todos.
      bjs.

      Excluir
  11. Não conhecia, mas fiquei curiosa! A capa é realmente linda (dá até vontade de ver em um poster para decorar). Vou me informar da autora, curti o estilo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me informei mais sobre a autora após terminar o livro, ela me conquistou completamente.
      bjs.

      Excluir
  12. Super me interessei, adicionei a minha lista e espero ler ainda este ano pois ela já está imensa. Beijos, resenha bem detalhada hein?

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Acho a edição desse livro maravilhosa! Todos os livros que já li da Darkside foram maravilhosos, então costumo pensar que vou gostar de todos os livros que ler da editora. Tenho bastante curiosidade com esse, a narrativa parece gostosa, fluída e, ao mesmo tempo, misteriosa. Quero muito ler ainda esse ano e espero gostar muito *-*

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso a mesma coisa, às vezes eu ainda nem li a sinopse e já sei que vou amar, só porque é da DarkSide.
      Bjs.

      Excluir
  14. De início achei que não fosse gostar do livro, mas foi um engano, gostei da premissa e da resenha, e amei a capa
    https://www.youtube.com/channel/UCzcZ246xXBTcn3f4UyOtcEg
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que me chamou a atenção para esse livro foi a capa, a premissa verdadeira eu só descobri após uma amiga ler o livro.
      bjs.

      Excluir
  15. Oi Patricia, sua linda tudo bem
    Pelo o que descreveu a capa deve ser linda mesmo, a Darkside sempre arrasa. Menina, me conta, que final é esse que pode gerar discussão, fiquei super curiosa. O que tem no passado dessa personagem, o que está acontecendo no presente, quem deve ser, você é malvada não me deu nenhum pista nem para eu criar uma teoria, risos... É claro que quero ler!!! Sua resenha ficou ótima. beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nope, nada de spoilers, você vai precisar ler para descobri. Sou má mesmo! Hahahaha…

      bjs.

      Excluir
  16. DarkSide fazendo coisas incríveis pelos amantes de uma boa leitura. Não fossem os erros de revisão estaria tudo ótimo. Hahahaha. Quero saber disso ain, gostei disso. Provavelmente é gente matando as bichinhas. Enfim amei tua resenha e a apresentação da autora então o negocio é ficar longe da Austrália bjs. Tay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os erros de revisão da DarkSide são mais de digitação mesmo. O que me mata são erros de português que às vezes eu pego em alguns livros.
      bjs.

      Excluir
  17. Oi Patricia!
    Acho esses livros da Darkside tão lindos! Da pra perceber o cuidado que eles têm, não só com a capa, mas com todos os detalhes. Acho isso primoroso!
    Já li muita gente elogiando esse livro, falando que a história é incrível... mas ainda não tive curiosidade em ler. Acho a história interessante, o fato de intercalar presente e passado é algo que eu adoro em livros, mas tá faltando aquela vontade. Quem sabe em breve?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estória é realmente incrível, tenho certeza que você irá gostar. Quem sabe o que falta para você ficar com vontade de ler esse livro seja justamente começar a lê-lo?
      bjs.

      Excluir
  18. Oie
    Eu sou doida nesse livro, nessa capa, em tudo dele e saber que ele levou cinco estrelas suas, já me deixa mais animada ainda pela leitura. Sempre procurei não ler muito sobre o livro pra não perder a graça, mas gostei da sua resenha, que não contou nada demais do livro, mas me deu mais informações sobre a história ao mesmo tempo!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim, quando quero muito ler um livro, tento não ler muito sobre ele, pois morro de medo de spoilers.
      Bjs.

      Excluir
  19. Oi! Não conhecia o livro, e não acho que seria o tipo de leitura para o meu momento. Mas vou anotar para ler futuramente, parece ser uma ótima leitura para um fim de semana. Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então quando estiver com vontade de ler algum livro do gênero, você já sabe qual é ótimo!
      Bjs.

      Excluir
  20. Olá

    Gostei da resenha, a capa do livro é linda, essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei da premissa, fiquei curiosa,acho que as ovelhas morrendo é alguém querendo se vingar,não sei,fiquei curiosa, valeu pela dica.


    Bjss

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor