sábado, 28 de outubro de 2017

Resenha: Cabeças de Ferro - de Carol Sabar

Cabeças de Ferro, este livro divertido e cheio de surpresas, foi-me cedido pela Editora Jangada para leitura e resenha. Posso adiantar que foi uma leitura bem diferente dos livros anteriores da autora Carol Sabar e me surpreendeu de uma forma muito positiva.

Cabeças de Ferro
Páginas: 304
Editora: Jangada
Skoob
Sinopse:Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada!
Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia.
O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola.
Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”.
Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino?
Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério.
Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.
Romance/Aventura/Literatura Brasileira
RESENHA:

"Um trote errado, consequências irreversíveis, uma vítima, vários suspeitos, mas apenas um culpado."

Assim começa a trama Cabeças de Ferro, ultimo livro de Carol Sabar, publicada e fornecida para resenha pela nossa parceira Editora Jangada.

Malu é portadora de uma inteligencia eximia do qual lhe trouxe muitas dores de cabeça e muito orgulho em sua infância por conquistar diversas medalhas no decorrer de seus dias na escola nos concursos que participava. Suas vitórias escolares foram  motivos de derrotas na amizade. Os alunos mais inteligente (menos que ela, claro) cultivaram em seus corações um ódio imensurável por Malu. Até que um de seus poucos amigos da escola, Artur Cantisani, lhe pregou uma peça humilhando-a diante de todos. Tal atitude desarmou Malu e a traumatizou por longo tempo, até os atuais dias. Artur virou seu arqui-inimigos, seu rival, seu monstro pessoal.

Anos se passaram e Malu acaba de ingressar na tão famosa e concorrida "Universidade dos Cabeças de Ferro" (Nome inusitado, concorda?). E como de praxe, todos os novatos deveriam passar pelos trotes dos veteranos de Engenharia. Curso que ela escolhera fazer. Só que Malu não contava que um dos veteranos responsáveis seria nada menos que seu arqui-inimigo de infância Artur.
"Fiquei sem entender se aquilo era um sorriso de deboche ou uma forma silenciosa de me confessar que, na verdade, não estava tão feliz de ser meu veterano-carrasco."
Agora, lá estava ela vendo tudo acontecer novamente diante de outros calouros. Só que na hora H, quando Artur deveria despejar uma garrafa com uma gosma não identificada em sua cabeça ele resolve mudar de vítima e escolhe a caloura ao lado de Malu. 

O que veio a seguir, levou todos a entrarem em pânico e fugirem deixando uma jovem caída e inconsciente após sofrer choque anafilático com o produto misterioso. E um Artur desorientado tão vítima de um crime quanto a própria jovem desacordada.

Claro que a notícia do ocorrido se espalhou, Artur estava preste a ser expulso da faculdade, Malu era as única testemunha que poderia ajudá-lo nesse caso. Mas, como ajudar àquele que ela mal acreditava ser inocente? Sabia que era pra Ela estar no lugar da jovem, mas por alguma razão isso não aconteceu, o que a deixou muito intrigada e curiosa. Estaria Artur falando a verdade?

Pra saber a verdade ela teria que mergulhar de cabeça nesse caso, ao lado do seu algoz. E isso ela não ia deixar passar... Não Malu, a aluna mais inteligente e destemida da universidade.
Pelo trote, eu já esperava. Mas nem nos meus piores pesadelos imaginei que minha vida universitária fosse começar assim, tão tumultuada.

IMPRESSÕES:


Eu tive o grande prazer de conhecer a escrita de Carol Sabar, nos seus primeiros livros "Como quase namorei Robert Patterson" e "Azar o seu!", este ultimo por ser mais recente lembro-me mais, aliás tem resenha dele no blog. Azar é o seu! me arrancou gargalhadas, (em locais públicos) com uma história divertida, empolgante e memorável. E foi através desse livro que resolvi "Adotar" a autora. rsrsrs  Favoritei, recomendei e fiquei a aguardar a próxima obra ansiosa pra me divertir tanto quanto ou mais que o penúltimo livro.

Eis que um ano depois a Editora Jangada deu a bela notícia da publicação de Cabeças de Ferro e ao solicitar estava certa de que a autora repetiria o sucesso do livro anterior. E me surpreendi.

Neste livro a escrita da autora ficou mais madura. Me peguei mais concentrada na trama, criando junto com os personagens teorias, ao invés de rir ou gargalhar descaradamente das confusões  criadas pelos personagens como nos livros anteriores.

Não. Não vejo isso como um ponto negativo, pelo contrário, ela apresentou uma estória mais complexa, mas não menos divertida e mostrou que pode sim renovar sua escrita sem medo e deu muito certo. 

O mistério criado em torno dos personagens e suas atitudes.  As brincadeiras de detetive entre os protagonistas que precisavam desvendar os mistérios do desaparecimento das garrafas, a ocultação de pistas por alguns alunos, os motivos para quererem prejudicar Malu e Artur. Eram tão empolgantes e divertido estar junto com eles nessa empreitada. 

A amizade de Malu por Nicolas era tão incrível e ao mesmo tempo questionável, pois o jovem logo no inicio demonstrou sentir por Malu um amor que logo deixou de ser platônico, sendo assim ele a todo momento forçava um relacionamento, passou de melhor amigo para o cara que a sufocava. (A mim também) Ela por sua vez não queria ser desagradável e passou a ser inconsequente e mentirosa... Acho que não devemos misturar as coisas. Só acho.
A parte boa de se conhecer profundamente uma pessoa é que, na maioria das vezes, as atitudes dela se tornam totalmente previsíveis.  A parte ruim é que, na maioria das vezes, o imprevisível é bem mais emocionante.
Artur, gostei dele desde o inicio. Apesar de conhecer apenas a versão da história aos olhos de Malu, alguma coisa me dizia que tinha algo além. E não me enganei.

O quebra-cabeça estava sendo aos poucos montado e na metade do livro já tinha desvendado boa parte dos mistérios. Gostei muito do resultado, apesar de ter ficado um tanto chateada com a atitude de Malu. No entanto, isso foi proposital para deixar margem para um segundo livro. Espero que ela conserte as coisas no próximo volume. Ou vou deixá-la de castigo!

A edição é simples, com folhas em papel pólen, fonte mediana, mas com uma capa diferente e divertida apresentando um quadro negro com fórmulas e acessórios da engenharia. A diagramação apesar de simples tem destaques pensamentos, conversas com o diário e listas. Sim, Malu é a louca das listas. Tudo muito dinâmico e fofo. Adorei!

Um livro para quem aprecia New Adult com uma pegada de chick-Lit, mistério e muito humor.

Até a próxima e boa leitura!







VÍDEO RESENHA





6 comentários:

  1. Oiieeee

    Eu tenho esse livro há um tempão na estante, mas tinha desanimado com ele após ler algumas resenhas negativas que a descreviam como um livro quase infantil. Gostei da resenha, me deixou com uma pontinha de curiosidade de novo em conferir a obra, até porque eu ainda não li nada da Carol e ela realmente parece ser muito talentosa.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro Nizete, diante de tanto sucesso que vem a fazer pelas redes sociais e por ser da Carol, sua resenha ficou ótima, parece ser meio infantojuvenil e isso me agrada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizete.

    Eu não conhecia este livro, mas lendo sua resenha eu diquei com vontade de conhecer melhor a história. Ainda mais sabendo que é New Adult com uma pegada de chick-Lit, mistério. Adoro histórias dessa maneira, sempre contém trechos com muito humor. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    achei interessante que nesse livro parece se desenvolver vários elementos sem ficar preso na trama principal.
    Já li um livro brasileiro de romance policial que chamava "O Caso de Joseph Stuart" em que também nos perguntamos que é o assassino durante o livro.
    Acho que esse tipo de trama pode ser envolvente ou não, dependendo dos elementos adicionados pelo autor. O importante é o mistério "te pegar" e aguçar a sua curiosidade!
    Abç,
    sucesso para o blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá Nizete, eu já tinha visto varias vezes a capa desse livro, mas nunca tinha lido sobre o enredo e depois da sua resenha parece que o livro trás uma trama bem bacana, como uma boa narrativa e bons personagens *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro preciso dizer que ri muito com seu comentário sobre deixar a Malu de castigo.... Vira e mexe tenho o mesmo sentimento com algum personagem...
    Deixei esse livro passar por achar que era outro tipo de história, não sei o que pensei, mas fui julgando pela capa que não seria meu tipo de leitura. mas, pela sua resenha me enganei e agora estou bem curiosa com o desenrolar dessa história.
    Entrou para a lista!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor