sexta-feira, 20 de abril de 2018

Resenha: Elegia - de Décio Gomes

Elegia
As Crônicas Ridell # 3
Páginas: 320
Editora: PEL

Sinopse: Sete anos depois dos assustadores eventos vividos no interior da majestosa mansão Ridell, Albertine e Rosa haviam por completo recomeçado suas vidas. Ao lado do fiel padre Jullian e do pequeno Nathan, o fruto do turbulento passado de Albertine e Jeremy, viviam dias tranquilos na cidade – longe da mansão e de todo o seu passado junto aos Ridell.
Sem aviso, porém, visões dos dias de terror passam a perturbar a pequena família em reconstrução. Aparições de Jeremy tornam-se perigosos avisos nos pesadelos de Albertine, e tudo o que parecia adormecido ressurge para por a sanidade e a vida de todos em perigo. O herdeiro da misteriosa e antiga família, assim, lentamente torna-se uma inevitável ameaça, trazendo à tona tudo o que deveria estar para sempre enterrado.
Os fantasmas retornam, os demônios renascem, e revelações cada vez mais obscuras batem às portas, entregando segredos que podem desmascarar não só os vivos, mas também os que descansam a sete palmos do chão. Sob as carícias das trevas e a penumbra das mais negras noites de sua existência, Albertine por fim descobrirá que, seja na vida ou na morte, família é para sempre.
Ficção / Horror / Terror

Resenha:

Seja bem vindo mais uma vez à mansão mais assustadora dos últimos tempos. Seus moradores não querem receber visitas, mas se você ousar entrar, saiba que eles não o deixará jamais sair... Jamais.

Sete anos se passaram após o desfecho fatídico que levou Albertine, o pequeno Nathan e Rosa fugirem da amaldiçoada Mansão Ridell e juntos com Padre Julian, passaram a viver uma vida "normal" e tranquila na paróquia que se tornara sua nova morada. Bom, pelo ao menos era o que eles presumiam, que estava tudo bem, tudo normal, tudo tranquilo... 

Esquecer o passado calamitoso era uma tarefa muito difícil, mas construir um futuro promissor o lado de pessoas que amava, era pra Albertine motivo de grande satisfação e vitória. Mas, mesmo repleta de pensamentos positivos e dias iluminados, algo a incomodava. O desconforto crescia a cada dia por conta de uma sensação de estar sendo vigiada, sentia que algo estranho a espreitava de tal forma que até seus sonhos eram invadidos por essas visitas misteriosas e sombrias, transformando num pesadelo real e perigoso. 

Seria fruto de sua imaginação cansada e atormentado por seu passado, ou de fato o Mal se fazia presente novamente em sua vida e de seu primogênito? 
"Nos lábios finos e pintados de escarlate podia ser vista a maldade, vermelha como sangue, delineada como as curvas de uma estrada que leva a um fundo precipício."
O mal tinha um nome, mas você não ousaria descobrir e pronuncia-lo, ousaria?

É nesse momento de combate contra àquela que prometera ser o pior pesadelo da família Ridell, que as máscaras caem e revelações surpreendentes são feitas. Albertine estava disposta a manter-se viva para proteger todos que ela amava à qualquer custo. Enterrar o passado já não era o bastante, mas cortar o mal pela raiz era a única solução.  

Impressões:

Em particular, livros de monstros e seres sobrenaturais não me assustam, mas livros de assombração e poltergeist são os que mais me fazem tremer e temer. Talvez pelas experiências reais que vivi na minha infância... lembranças que faço questão de deixar pra trás enterradas a sete palmos e água benta. Mas, mesmo assim, mesmo com esse medo nas veias me sinto atraída por livros de terror, o que posso fazer? Sou dessas!

Elegia veio pra findar uma trilogia que iniciou com o livro Albertine. Depois do desfecho trágico do primeiro livro, algumas pontas ficaram em aberto para que pudéssemos acompanhar a nova jornada da nossa protagonista e seus acompanhantes pós-mansão-dos-horrores. Claro que alguns segredos do passado precisavam vir a tona, fatos que ajudariam Albertine a enterrar de vez e seguir em frente.

Lembro-me de passar noites em claro por conta das leituras dos dois primeiros volumes da série Crônicas Ridell. Quando iniciei a saga, não esperava levar grandes sustos, ou mesmo ficar desconfortável com a leitura, (bobinha, eu...) mas me senti atraída pela trama que prometia ser intensa e misteriosa. 

Foi quando me deparei com uma escrita cheia de tensão, repleta detalhes e recheada de momentos de horror psicológico e terror real. Décio Gomes sabe como mexer com a vulnerabilidade da mente humana, ele brinca com nossos medos, e tem a capacidade de amedrontar o leitor através de seus personagens. Sem falar no clima sombrio criado especialmente para nos levar para dentro do cenário aterrorizador cheio de seres sinistros nos espreitando o tempo todo, causando uma sensação de desconforto e incômodo a cada virar de página. Esse é Décio Gomes, mestre em nos perturbar do inicio ao fim de suas obras. rsrs

Em Elegia, percebi com grande satisfação que autor esteve preocupado em não deixar passar nenhuma lacuna em branco, ele quis esclarecer e atar cada personagem nos acontecimentos do passado através dos livros anteriores de forma que nada ficou em aberto. Eu como leitora me surpreendi de não ter notado alguns detalhes que eram obvies mas que na minha ânsia por devorar a obra deixei passar despercebido, foram revelações e reviravoltas que movimentou mais a historia e me deixou com o queixo nas mãos. Também apreciei o quão cruel o autor se tornara, não poupando nenhum personagem dos infortúnios, nos deixando mais aflitos e surtando  horrores. Essa crueldade quase prazerosa, foi crescendo a cada nova edição, até chegar no ápice no ultimo volume. (Só prova que ele não mede esforços pra deixar o livro mais assustador e vibrante. - desabafei no Facebook)
"Não haviam percebido, contudo, que nem mesmo a erupção de amor que protegia o quarto foi capaz de impedir o mal de penetrar no lugar."
O autor desconstruiu uma Albertine frágil, mas corajosa para uma Albertine corajosa, madura e determinada. Gostei demais de vê-la crescer desse jeito, era visível o seu amadurecimento e foi surpreendente como ela pois em prática tudo que vivera em prol a seus amados amigos e filho. Esse livro tornou-se especial não só por fechar um ciclo, mas por nos mostrar personagens mais unidos do que nunca. É admirável ver a cumplicidade entre eles, pessoas que até então eram estranhas, mas que criaram laços de amizade e fidelidade como poucos hoje em dia.   

Devo dizer que além dos personagens principais, temos a mais cruel das vilãs que ressurgiu das cinzas (ou não..hehe) pra botar fogo no parquinho! Ela tem características que aprecio nos vilões. Tem um motivo relativamente aceitável pra se tornar uma vilã, tem sede de vingança, tem a maldade exposta de todas as formas e é astuciosa e enigmática. A-do-ro! Como Elegia é a sequencia do livro Albertine, aconselho que leia também "Minueto da Madrugada" e os Spin-off "In Nomine Pátris", do qual contará mais detalhadamente o surgimento dessa maléfica criação do mal (Ou de Décio). Fiquem íntimos dela, é para o seu bem. 

O trabalho gráfico está fascinante, tem uma capa elementos que remete muito bem os três livros, sem falar da tonalidade escura escolhida pelo autor que deixou a capa mais lúgubre e misteriosa. A cada iniciar de capítulos nos familiarizamos com as estampas de um papel de parede antigo, os mesmos que cobriam as paredes da mansão, ficamos mais íntimos e igualmente mais assombrados.

Os dois primeiros volumes foram surpreendentes, mas esse ultimo de fato fechou com chave de ouro. Agora o que me resta é continuar a acompanhar as aventuras e desventuras do velho Julia Bergamo na quadrilogia In Nomine Patris. 

Parabéns Décio, reverencias ao meu autor predileto.
*Fecha as cortinas*

Sobre o autor:

Décio Gomes nasceu no fim da década de oitenta e, desde criança, teve os livros como paixão. Escrevia contos ainda criança, e logo descobriu que queria ser escritor quando chegasse a hora. Isto veio acontecer no ano de 2012, com o lançamento de ‘Albertine’, seu primeiro e elogiado romance inspirado nos trabalhos de Edgar Allan Poe e Dolores O’riordan.
Desde então lançou vários outros livros, alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e italiano, e recebeu prêmios literários nacionais e internacionais como o ‘Prêmio Clarice Lispector’ e o ‘Sweek Stars 2017'.


VÍDEO RESENHA


17 comentários:

  1. sei bem como é este negócio de metas rsrsrs e como diria nossa presidenta: "não vamos colocar meta, vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta" rsrsrs é mais ou menos assim né?
    menina, estou em falta com este autor (uma vergonha), mesmo acompanhando suas resenhas surpreendentes não adquiri nenhum volume (pobre tem que ficar de olho no cartão de crédito pra não ultrapassar o limite rs).
    adooooro quando o passado vem à tona e traz consigo os fantasmas que nos atormentam. é hora de purgar as faltas né? acho que é por isso que este livro me chamou tanto a atenção. haverá redenção?
    bom... preciso ler também. sua resenha está completamente "irada", completaça, lindona. você é uma leitora/atriz/musa e indicação sua é obrigação pra mim. brigaduuuuu

    ResponderExcluir
  2. Oi Nizete.

    Eu não conhecia este livro e nem imaginava que ele faz parte de uma trilogia. Eu adorei a sua resenha informando todos os livros e o Spin-off "In Nomine Pátris. Todos estão na lista de desejados para conhecer essa maravilha de história de terror. Amei o vídeo também. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    estou conhecendo o trabalho do autor agora, até fiz uma entrevista com ele no blog, e realmente, apesar de ter poucos livros do gênero na minha estante, amooooo demais esse universo.
    E sei que vou amar os livros , tanto que vou adquirindo conforme a disponibilidade.
    Adorei o post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei a história bem interessante e não conhecia nem o livro e nem o autor. Estou lendo um livro que tem essa pegada meio terror com thriler e estou achando bem incrível viu. Vou procurar saber mais sobre esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nizete, tudo bem com você? Não conhecia a trilogia, mas graças a sua resenha anotei o nome aqui.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Gostei bastante de sua resenha... Muito bem escrita <3
    Porém não curto muito o gênero a qual ela pertence, portanto, prefiro passar a dica, mas, tenho umas amigas que curtem leituras assim então vou indicar seu post para elas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Assim como você eu não me assusto com essa temática sobrenatural, pelo contrário, gosto muito. Mas fiquei curiosa com as experiências de sua infância. Não conhecia a série, mas só pelos seus sustos eu já quero todos os livros. Adorei a expressão "colocar fogo no parquinho" rsrs, me deixa ainda mais animada para conferir. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, já tinha visto outra resenha e por isso conhecia o trabalho do autor, esse livro não é uma leitura que geralmente eu faria, mas todos os livros de sobrenatural me deixam um pouco impressionada. Então eu passo a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nizete! Esse não é um gênero literário que leia com frequência, eu realmente me assusto fácil, mas pelo que li na sua resenha, é um ótimo livro para quem curte o gênero!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, esse gênero de terror não me atrai e não me agrada muito, eu passo a dica sua resenha esta incrível e qualquer outro que curta o gênero ira anotar essa dica

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não conhecia nem o livro nem a autor, mas depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para conhecer a história, mesmo sendo de terror!
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos

    a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, não conhecia a obra e o autor, mas fiquei super curiosa em conhecer.
    Adoro terror e não vou abrir mão dessa dica!
    Ainda mais com uma resenha tão completa como essa!!
    Super anotado!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Que livro mais legal, fiquei bem curiosa para conhecer. Adorei a dica, já anotei aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não conhecia a história mas super me interessei! Gosto do suspense, da parte da maldição e lógico parece ser um livro muito bem escrito, e que bom que as continuações 'seguram' a história.
    Dica anotada!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  16. É uma delicinha quando fecham uma série tão bem assim, né? Eu não sou fã desse tipo de leitura porque sou muito medrosa, mas quando vejo um autor com tantos elogios assim, fica até dificil de resistir.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    não sou muito fã de fantasia, mas ainda assim é muito saber mais sobre o livro e o quanto vc gostou, parece mesmo ser muito interessante para quem curte, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor