segunda-feira, 2 de abril de 2018

Resenha: Operação Red Sparrow - de Jason Matthews

Operação Red Sparrow
Páginas: 452
Editora: Arqueiro

Sinopse:
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.

Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.

Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.

Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.
Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério
Resenha

Dominika após a morte do seu pai e ser sabotada verá seu sonho de fazer parte do balé mais importante da Rússia acabar, assim cedendo a pressão do seu tio para participar do serviço secreto da Rússia (SVR). Em sua primeira missão teste ela já precisa seduzir um homem importante e atrair o mesmo para morte.

A fim de não perder a sobrinha de vista e não ter de matá-la por saber demais, Dominika será testada pelo tio se pode ser confiável. Dominika então irá para escola de pardais, lá eles aprendem a arte da sedução para fins de espionagem.
"Endireitou o terninho e seguiu neblina adentro com seu porte de bailarina: cabeça erguida, tronco ereto, o leve manquejar de sempre."
Na primeira missão oficial Dominika terá que seduzir Nate uma americano da CIA para descobrir quem é o informante Russo deles. O que Dominika não esperava é que iria gostar tanto de Nate.

Com relação a escrita do autor ela acaba sendo um pouco descritiva demais e em alguns momentos se torna um pouco cansativa, mas em muitas partes a leitura fluiu muito bem.

Com relação a parte de espionagem para quem já leu livros de Daniel Silva pode achar a estória um pouco fraca mas para quem não lê muito sobre vai gostar bastante.

O final é abrupto e te deixa com a sensação de que haverá uma continuação, fui pesquisar e descobri que tem continuação sim, mas ainda não chegou ao Brasil. No geral gostei bastante do livro mas não chegou a ser perfeito. Recomendo a leitura.



Sobre o autor:

Jason Matthews é um oficial da CIA aposentado do setor de Operações Direcionadas, agora conhecido como Serviço Nacional Clandestino. Por 33 anos de carreira ele serviu em múltiplos lugares através do mundo, engajado em uma coleção de operações de segurança e inteligência secretas, especializado em áreas de operações proibidas. Matthews conduziu o recrutamento para operações contra o leste europeu soviético, leste da Ásia e Oriente-Médio junto com alvos caribenhos como chefe de várias estações da CIA, dirigiu projetos e ações infiltradas como o de Armas de Destruição em Massa, e colaborou com agentes de ligação estrangeiros no programa de contraterrorismo. Ele vive no sudeste da Califórnia.



4 comentários:

  1. Essa história está dividindo opiniões, né? hahah
    Eu estou curiosa pela leitura e espero conseguir dar uma chance em breve.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oie
    livros de continuação estou deixando bem de lado por ja ter muitos na estante mas ainda assim foi ótimo saber sobre o livro e o enredo, parece ser uma leitura que vale a pena, boa dica e resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, tudo bem com você? Eu não li o livro ainda, mas confesso que estou bem curiosa. A divulgação dele foi grande e o fato de ter sido adaptado para as telinhas também aguçou minha curiosidade. Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. oi, desde que vi esse livro fiquei curiosa, é a primeira resenha que leio e de certa forma me deu um pouco de desânimo, essa parte da sedução, mesmo assim, a vontade de ler não passou, então, vai pra minha lista ^^

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor