quarta-feira, 28 de março de 2012

28 de Março, dia do Revisor e Diagramador.

28 de Março, Dia do Revisor e do Diagramador


É minhas crianças. Hoje vamos omenagear àqueles profissionais que poucos conhecem, mais se faz necessário no nosso mundo dos livros.

Não se espantem! Quem trabalha como revisor, com certeza, encontraria as falhas da frase acima. 



Sua função é ler o texto a procura de incorreções, atuando como fiscal da língua e da linguagem. Deve corrigir erros de sintaxe, ortografia e pontuação, apontando o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais. Também é responsável pela leitura do texto final impresso, comparando-o com seu respectivo original.


O trabalho do revisor de texto profissional é garantir que um documento escrito esteja claro nem sempre é óbvio. Muitas vezes as idéias são boas, mas aparecem mal formuladas. É aí que entra o revisor de texto, para garantir a clareza das idéias expostas.

Além disso, o trabalho deste profissional pode garantir a coerência na construção de um documento, através de sugestões de acordo com o conteúdo do que foi escrito.

Pioneiro na profissão

O famoso escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos pioneiros na profissão de revisor.

Nascido em 21 de junho de 1839, filho de um pintor de paredes e de uma imigrante portuguesa, atuou na profissão antes de atuar como escritor e jornalista.

Autodidata que se formou na biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio, seu primeiro emprego foi de aprendiz de tipógrafo aos 17 anos de idade, começando a escrever durante seu tempo livre.

Sua primeira poesia data dos 16 anos. Machado de Assis se consagra, porém, nove anos mais tarde, com o livro "Crisálida". Suas obras mais conhecidas são "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro", "Quincas Borba" e "Esaú e Jacó".

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Monteiro Lobato dizia que a tarefa do revisor era das mais ingratas. Que o erro ou a falha se escondiam durante o processo de confecção do livro para, depois de tudo pronto, aparecer na primeira página aberta, como um saci danado, pulando, debochando do revisor.

"Aquele que trabalha com as mãos é um ARTESÃO.

Aquele que trabalha com a mente é um SÁBIO
Aquele que trabalha com a inspiração é um ARTISTA.
Aquele que trabalha com a técnica é um PROFISSIONAL.
Aquele que trabalha com a intuição é um MÍSTICO.
Aquele que trabalha com o coração é um ESPIRITUALISTA.
Aquele que trabalha com as mãos, mente, inspiração, técnica, intuição, coração, gramáticas, dicionários, computador, internet, erudição, mais todos os recursos possíveis e prazos impossíveis é um REVISOR DE TEXTOS."

Fonte: keimelion

Diagramador,hojeéseudia. Sinta-seabraçadoportodosos leitoresqueaquisefazpresente. Parabéns!!


Ops! Mais uma vez afirmo, isso jamais acontecerá nas mãos de um bom diagramador!

Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios. 

Numa editora, o diagramador é quem calcula a quantidade de textos, fotos e ilustrações na página, além do número de páginas da publicação. Também é responsável pela escolha do tipo de letra a ser usado.

É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão.

Hoje em dia, o diagramador, seja de jornal, revista ou livro, atua na área de editoração eletrônica, aproveitando o avanço proporcionado pelo desenvolvimento tecnológico. Ferramentas modernas, como os programas de computador Photoshop, Adobe Pagemaker, CorelDraw!, Quarkexpress, auxiliam na execução do seu trabalho.
Atualmente, um diagramador também tem sido considerado, no Brasil e no exterior, um designer gráfico. Mesmo assim a diagramação não é uma atividade limitada a uma profissão específica. Em alguns cursos de biblioteconomia ou jornalismo mais tradicionais o designer gráfico é chamado apenas de diagramador.

A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico, para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação. Na diagramação, a habilidade ou conhecimento mais importante é o uso da tipografia.

Então, corrigindo. Revisor e Diagramador, sintam-se abraçados por todos os leitores que aqui passam pra te homenagear.



Feliz dia do Revisor e Diagramador!!






5 comentários:

  1. êe parabéns pra eles e pela paciência! HASUH

    ResponderExcluir
  2. hahaha percebi a "pegadinha" logo de início, não sendo a minha profissão oficial, adoro o trabalho de revisora.

    Parabéns para todos revisores e diagramadores.

    Bjs

    Apaixonada por Livros

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a esses magníficos profissionais!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post,Ni!
    Ahh..o que seríamos de nós sem esses profissionais!rssss
    Parabéns a todos!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Ni,
    Que legal hein, adorei esse post.
    Não sabia que hoje era o dia do revisor.


    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor