sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Resenha: Para Continuar - de Felipe Colbert - Editora Novo Conceito(Novas Páginas)

PARA CONTINUAR
Felipe Colbert
Editora Novo Conceito / Novas Páginas
Fantasia / Romance
Páginas: 224
Sinopse: Para continuar - Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.

Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.

A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.

O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.


Foi em setembro de 2014 que fui contatado pelo autor Felipe Colbert no inbox do Facebook. Surpresa e muito feliz recebi um convite para ser a leitora beta de sua nova obra PRA COMEÇAR publicada pela nossa parceira Editora Novo Conceito, a proposta era a seguinte: "Leia e seja sincera. Preciso de pessoas bastante críticas, que observem cada detalhe." - Pensei: "Nossa que responsabilidade. Ser beta de um livro do aclamado Felipe Colbert!" Bom, aceitei o desafio. 
É com muita honra que aqui estou pra contar-lhes um pouco da minha experiência e dar-lhe as minhas sinceras impressões.

RESENHA

Conhecemos Leonardo César, um jovem de 20 anos que sofria de uma rara doença cardíaca da qual o impedia de ter uma vida considerada normal para pessoas de sua idade. Nada de  esforços físicos, grandes emoções, até mesmo um mero susto poderia levá-lo ao hospital.

Vivia sobre os cuidados excessivos e minuciosos de seus pais, que temiam por sua delicada saúde, de forma que aumentava a frustração de Léo, por não ter liberdade. Sentia-se sufocado com toda a pressão que sofria por causa dos riscos que corria. Devido a esses sufocantes cuidados, ele mal podia sair de casa pra curtir um programinha básico. Sua vida era tediosa, com a rotina de ir e vir da escola e nada além.  Pra não piorar a sua situação, contava com a companhia e de seu amigo de infância, Penker, juntos curtiam o programinhas light e sem menor esforço físico, tais como jogos de game, filmes e uma boa conversa fora.

Mas, foi no dia em que Léo retornava da faculdade, no metrô, que ele deparou com a imagem que o faria desejar mudar sua vida. Lá estava ela, uma garota de aparência oriental, com cabelos negros e longos, sentada a sua frente de cabeça baixa, parecia distante, concentrada em seus próprios pensamentos. Sua quietude e simplicidade atraiu a atenção de Léo, que encantou-se com a beleza singular da jovem e o fez desejar tê-la em seus braços. 

E assim se fez. Após aventurar-se no bairro da Liberdade com o propósito de conhecer a linda Ayako, Léo percebe que estava destinado a passar por desafios perigosos para conquistar o coração de bela sansei. O destino iria lhe pregar peças, mas, ele era obstinado e não voltaria atrás, até que a luz de um lindo amor brilhasse.

IMPRESSÕES:


Quem me conhece sabe que sou fascinada pela cultura japonesa, por temas orientais, tradições, vestimentas, etc. Então, não foi difícil me sentir envolvida pela história, por toda a magia que contemplei a cada virar de páginas. No entanto, percebi que não era uma história típica japonesa e sim, um romance rodeado de mistérios e misticismo, e que se passa em um ponto turístico, conhecido como o Japão do Brasil, o tão famoso Bairro da Liberdade em São Paulo

Felipe conduziu bem toda a trama em torno da vida dos protagonistas que dividiam cada qual uma amargura e insatisfação pelas condições difíceis que viviam. A união entre eles fez estabelecer um elo não só de amizade, mas de cumplicidade e apoio.

Todos os personagens foram bem desenvolvidos, existia ligações entre eles que dificultavam a harmonia dos pombinhos, mas que eram necessários para que a trama ficasse ora mais excitante, ora comovente.

Léo, adorei o jeito irônico dele. Suas tiradas e comentários sarcásticos, um humor ácido que me fez lembrar dos jovens otakus do qual tenho contato, apesar de cabeça dura ele era decidido, passou tanto tempo a mercê da vontade de seus pais que quando resolveu seguir seus próprios desejos abusou da sorte!

Seu amigo Penken é igualmente engraçado e trouxe um pouco de descontração na estória, de forma que, a trama não ficou tão pesado e deu uma certa leveza natural.

Ayako, tão jovem e tão cheia de responsabilidades, escolhas e dedicação... Ela tinha um segredo de família e com ele vinha o sacrifício, e estava prestes a ser revelado, caso isso acontecesse, tudo que protegeu a vida toda iria ruir. Mas, pra tudo tem seu preço, no decorrer da estória descobrimos o preço de Ayako. Tinha momentos que desejei ajudá-la, e outros apenas sacudir seus ombros e gritar: Acorda! Larga tudo e viva!

Ojii-san, avô de Ayako, um sábio ancião de princípios, gostava de manter os hábitos da terra natal, mas talvez por viver tanto tempo no Brasil, por sua experiência de vida, teve que adaptar-se aos nossos costumes. Aprendeu que no amor não existe barreiras e usou desse ensinamento para mostrar a Ayako que arriscar-se vale mais que, passar a vida inteira na escuridão com medo de viver. Por mais doloroso o trajeto, o final sempre será satisfatório.

Ho, perfeito personagem, tem um papel importante não só na vida de Ayako, como para o desenvolver da história. O coitado vive um amor platônico que vai aos poucos aflorando de forma triste, pois, segundo Ayako ele é apenas uma criança, age como tal, e o sentimento que tem por ele é de afeito e proteção.  Fiquei triste com o final dado pra ele, mas, foi o certo a se fazer. Ele simbolizou o amor imortal, a esperança e a vida. Ele provou que todos nós estamos aqui com um propósito, seja pra finalizar o que foi deixado pra trás, ou ajudar o próximo. Triste e lindo ao mesmo tempo.

Ao todo, me comovi o com o dilema de Ayako e Léo, solidarizei com a deficiência mental de Ho, quis matar Kong por ser tão mesquinho e rude com seu primo, me envolvi com a trama, fiquei curiosa quanto a historia bem bolada das lanternas, me perguntei de onde o autor havia tirado tais informações. E assim como Léo, eu cacei, procurei e nada encontrei. Estava na cabeça do gênio que escreveu essa obra. Simples assim! rsrs

Como eu li o manuscrito que estava em fase de revisão e alterações, quando finalizei a leitura eu sentia que ficara faltando algo no final, foi  como fechar um livro incompleto (mas, estava de fato incompleto!). Eis que Felipe me enviou a cópia finalizada e posso afirmar. Estou muito feliz e orgulhosa que tenha usado uma sugestão minha pra concluir a obra. Nossa, foi como me ver naquelas ultimas páginas, em 07/07/2007 quando visitei a Liberdade em plena Tanabata Matsuri. Lacrimejei, me emocionei e sorri satisfeita. Sim Felipe, nada faltou, ficou perfeito!
Indico aos amantes de um romance mágico e cheio de mistério. Pra quem gosta de se emocionar e sonhar com finais marcantes. Leia e viva Para continuar.

Bjocas
Ni





9 comentários:

  1. Eu sou muito fã do Felipe Colbert, já li dois de seus livros e amei muito ambos. Com toda certeza já adquiri meu exemplar de Para continuar e pretendo ler logo. Amei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Eu gostei muito o livro, li quando ainda estava em fase final, ele faria algumas modificações. Estou ansiosa pra ler o livro publicado, ver as diferenças, as alterações. Sei que o final ele mudou e ficou como eu esperava.
      Espero que goste.

      Excluir
  2. querida Ni, primeiro quero deixar claro aqui que sou apaixonado pelo bairro da Liberdade. lembro-me da primeira vez em que passei por lá, parecia que havia entrado em um outro mundo, um pedaço do Japão incrustado no meio de Sampa, uma loucura. todos os jornais escritos em japonês, todas as pessoas falando japonês, velhos e jovens se movimentando lentamente ao ritmo do tai chi chuan na praça. eu era o estrangeiro, o corpo estranho.
    estou tomado de um desejo estranho de ler este livro, assim como você sou ligado demais à cultura oriental, ao caminho do equilíbrio pregado por este povo dedicado e disciplinado. adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah Rodolfo, uma das coisas que mais me fascinam é a cultura oriental, e não podia deixar de ler esse livro e me apaixonar. Conhecer a Liberdade foi inesquecível e ainda mais numa época festiva e tão simbólica pra eles. Amei demais e claro que amei o livro.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Olá Nizete.

    Eu gostei muito da história. Os livros do Felipe são sempre rodeados de magia e mistério e no começo eu não entendia muito, mas hoje aprecio muito mais suas obras.
    Adorei a historia, mas confesso que senti falta de alguma coisa, que na verdade nem sei explicar bem, mas mesmo assim eu amei toda a mensagem que o enredo nos traz. O final não foi surpreendente porque eu já imaginava o que iria acontecer e que Ho seria uma peça chave, mas acho que a ideia do Felipe era exatamente essa. Acho que o intuito dele era passar a mensagem de forma clara e com todos os seus sigificados.

    Lindo saber que ele usou uma dica sua para o livro, lhe da a sensação de que a história é um pouco sua, ser Beta nos faz sentir mesmo um pouco especial rs.

    Linda resenha.
    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando senti falta de algo, foi na época de sua construção, tudo poderia mudar. E mudou.
      Agora o livro me completou, fiquei muito satisfeita e feliz. Mas, é bom saber que mesmo não tendo o elemento surpresa, tenha gostado da obra.
      Muito obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Acho que vou gostar muito deste livro,pois a maneira como você o descreveu me encantou,um romance com segredos e tantas diferenças culturais,vencendo tabus e barreiras,e fico imaginando como deve ter sido bom viajar por tudo isso e ainda "visitar" os lugares que o Felipe descreveu... mágico mesmo.... Eu gosto muito de saber o que as amigas blogueiras acham dos livros que pretendo ler,fico mais tranquila quando vocês gostam e se identificam....
    Vai para a lista...

    bjssss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma historia linda, Bia. Cheio de significados e muita reflexão. Sabemos que os japoneses tem uma sabedoria milenar que nos ensina e acalma. É dessa forma que o livro foi construído, cheio de boas mensagens e acalenta o coração da gente.
      Vlw pela visita!

      Excluir
  5. Nizete!
    Romance é comigo mesma e se tiver magia, ainda mais.
    Li um outro livro do autor e gostei demais, e pelo visto esse é no mesmo estilo e já aguardo o meu para leitura.
    Adorei sua análise como sempre bem detalhada e perfeita.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor