segunda-feira, 16 de maio de 2016

Resenha: A Babá Gótica - de Adriana Igrejas

A BABÁ GÓTICA
Páginas: 352
Evolução Publicações - FEIC Editora Ltda

Sinopse:
Analice contrata uma babá jovem, muito bem recomendada por suas amigas, para sua filha de cinco anos. No entanto, a babá tinha uma característica bem peculiar: ela era gótica. Há muito mistério em torno da figura estranha da babá, que se chama Lucinda. Ela seria uma bruxa? Uma louca? Ou apenas alguém excêntrico?
Lourenço, jovem estudante de medicina, filho do primeiro casamento do esposo de Analice, fica irritado e intrigado com a babá. Implica com ela e investiga sua vida a pretexto da segurança de sua meia-irmã. Ele e Lucinda acabam se apaixonando, mas o mistério em que ela está envolvida não os deixa ficar juntos. Ao que tudo indica, algo de sobrenatural cerca a vida de Lucinda. Para resolver o mistério e poder tornar seu amor possível, Lourenço está disposto a tudo.
Romance / Literatura Brasileira



RESENHA:

Há dois anos que me encantei com um livro que eu não dava nada pela capa, pois mais parecia um livro de química (a primeira edição). Claro que quando li a sinopse percebi que se tratava de um romance. E quando mergulhei na leitura, deslumbrei uma história maravilhosa que me levou as alturas e entrou para a minha lista de livros favoritos. Refiro-me ao livro A FÓRMULA DA VIDA de Adriana Igrejas. 

Eis que dois anos depois, a autora enviou-me seu novo livro A BABÁ GÓTICA e conclui que ela repetiu a proeza, com uma escrita incrível e uma história muito criativa de amar e arrepiar! O único diferencial era que dessa vez ela além da parte técnica estar deslumbrante, trata-se agora de um romance sobrenatural.

Analice estava a procura de uma babá para cuidar de sua filha Ana Beatriz de cinco anos enquanto estivesse fora, no trabalho. Teve dificuldades de encontrar alguém que se encaixasse aos quesitos exigidos, tais como responsabilidade, disponibilidade de horas extras, cuidados, paciencia, etc. Já havia tentado com diversas candidatas, mas todas apresentaram problemas.

Em uma ultima tentativa, Analice aceita a indicação de duas amigas, segundo elas, a babá indicada era perfeita e cumpriria as exigências se problema algum, pois era muito responsável e adorava crianças. Mas, elas deixaram Analice sob aviso, que a tal babá tinha um jeito peculiar de se vestir, mas que isso não comprometeria no papel que iria exercer. Sendo assim, Analice aceitou recebê-la em sua casa para uma entrevista de trabalho.

Quando ouviu o grito de Ana Beatriz que foi a primeira a abrir a porta para conhecer a nova babá, Analice entendeu bem o significado "peculiar". Diante de si, encontrava-se uma jovem pálida de cabelos negros, maquiagem e roupas pretas, com piercing em locais estratégicos do rosto, característicos de uma verdadeira gótica. Ela também não conseguiu disfarçar o seu olhar de espanto causado no primeiro contato. Mesmo com receio e uma certa contrariedade, ela resolveu dar uma chance a Lucinda, a babá gótica.

Apesar das aparências, Lucinda tinha uma postura tranquila e foi muito educada ao tranquilizar Analice que já estava acostumada com as reações negativas das pessoas ao vê-la. Após a entrevista Lucinda deixou claro que não mudaria sua maneira de vestir e que ficaria no emprego apenas por seis meses por motivos particulares. Não tendo mais pra quem recorrer, Analice aceita o acordo e logo contrata Lucinda.

Semanas se passaram e Lucinda já havia conquistado todos da família, não só a confiança, como o respeito por sua maneira de ser. Ana Beatriz encantara-se com Lucinda que deixou de ser bruxa pra tornar-se uma fada.  Até Sr. Humberto, pai de Bia,  que estivera arredio no inicio, logo mudou de opinião, tratando-a como se fosse da família. Estava tudo na mais perfeita harmonia até que Lourenço enteado de Analice filho de Sr. Humberto do casamento anterior, chega para quebrar a paz de Lucinda. Ele foi muito além do olhar assustado e desconfiado.

Desde seu primeiro contado com Lucinda, demonstrou sem cerimonia a repulsa, o desconforto e o preconceito pela jovem e passou a implicar com a babá, a cercá-la, pressioná-la, humilhá-la com o intuito de induzi-la a desistir do emprego. Atitude essa estranhada por Analice e seu pai, alegaram que Lourenço nunca se portara daquela forma e estranhavam essa mudança radical no comportamento.

Ao perceber que Lucinda estava irredutível e não desistiria do seu trabalho, passou a segui-la a fim de achar um motivo para desmascarar a jovem. E não satisfeito, passou a investigar a vida de Lucinda. Foi numa dessas investidas que Lourenço descobre que a babá tinha segredos sombrios dos quais poderia por tudo a perder. Mas, a essa altura, ele também estava se sentindo atraído pelos encantos de Lucinda, pelo seu jeito enigmático e doce, pelos olhos azuis mais lindos e mais tristes que vira na vida. Estava dividido entre expulsa-la de suas vidas ou ampará-la. O passado assombroso de Lucinda era sua obsessão, mas suas expressões de tristeza e vazio o atormentava a ponto de confundi-lo.

Será  ela de fato uma bruxa e o enfeitiçara?

IMPRESSÕES

A babá Gótica é um romance sobrenatural muito interessante e agradável de se ler, por conta de uma protagonista misteriosa e muito doce. Diversas vezes pensei que fosse fingimento de Lucinda, que por baixo de toda doçura surgiria uma psicopata! (risos)

Mas, a história vai muito além de sombria e assustadora, ela também nos leva a refletir  o quanto nós podemos ser injustos e cruéis com o próximo, como as nossas atitudes pode machucar e levar as pessoas cometerem erros irreparáveis.

Gosto da escrita de Adriana Igrejas, justamente por nos fazer pensar no certo e no errado, ela sempre apresenta situações retiradas do nosso cotidiano e nos faz refletir. Nos apresenta uma solução pra todo tipo de problema. Seus personagens são sempre fortes são exemplo de pessoas que gostaríamos de conhecer, ter como amigos, ou vizinhos. Me simpatizei demais com Lucinda, mesmo sabendo que eu poderia mais pra frente me decepcionar, coisa que não aconteceu.

Lourenço de inicio o achei bipolar, bom, em parte eu o entendi, irmão mais velho querendo proteger a irmã de uma estranha, "estranha". Entendi também que conforme ia conhecendo mais Lucinda, seus preconceitos e intrigas foram diminuindo, mas tinha momentos que tinha recaídas. E não só estressava Lucinda, como a mim também!

Beatriz, Bia, era uma linda! Muito esperta e especial, achei que Adriana fosse explorar mais os seus dons, esperei que ela fosse ajudar no processo, mesmo pequenina ela tinha muito a contribuir.

Mas, o melhor ficou para o final, desconfiei de algumas coisas do qual foram confirmadas e outras foram surpresas incríveis. Valeu a pena cada descoberta, cada revelação, cada momento angustiante. Valeu mesmo.

O Ponto alto pra mim que já tive o prazer de ler o primeiro livro de Adriana é a aparição de um personagem do livro A FÓRMULA DA VIDA, ele até faz menção do protagonista da obra anterior. Eu vibrei de alegria! Me deu até vontade de ler novamente!!

Achei ótima a ideia de publicar o livro com páginas negras, simbolizando o lado mais sombrio da historia. Sem falar na diagramação, linda de se ver. A cada inicio de capítulo somos agraciados com a imagem da babá e um breve texto tirado do capítulo. Ficou muito bonita toda a apresentação. Confesso que é a primeira vez que leio um livro com paginas pretas, a principio eu achei cansativo, porque só leio a noite a luz do abajur. Mas, logo me acostumei e a leitura fluiu que uma maravilha!

Indico a obra para pessoas que apreciam leitura com doses certas de sustos, ansiedades e romance.
Parabéns Adriana, tarefa cumprida, você mais uma vez me surpreendeu.

Boa Leitura

AVALIAÇÃO


SOBRE A AUTORA:

Adriana Igrejas é escritora, Professora de Português/ Literatura e Inglês, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É natural do Rio de Janeiro, casada e tem dois filhos. É autora do romance "A fórmula da vida", "A babá gótica" e do livro de contos "Um apartamento com vista para o mar e outras histórias", além de participar de oito antologias.



PARA OS PREGUIÇOSOS, 
AQUI ESTÁ A VÍDEO RESENHA 
AGORA NÃO TEM DESCULPA!



17 comentários:

  1. Eu não conhecia a autora, e olha que leio muito; – bem...como se pode ver, estamos todos os se quisermos aprendendo coisas novas e conhecer pessoas interessantes, assim como você, a baba e sua autora. (Infelizmente o preconceito ainda é muito grande em relação ao diferente). Embora as pessoas desejem mudanças e o diferente, temem ambas, curioso, não? Adorei a resenha, o jeito como você descreveu bem o livro, deixando aquele ar misterioso e instigando a curiosidade. Quero ler o livro, e já estou seguindo a partir de agora seguindo suas redes sociais também. Fique à vontade para conhecer também meus cantinhos. Tenha um lindo e lido dia!
    Beijos e saudações literárias ♥. CD

    ResponderExcluir
  2. Resenha muito bem feita como sempre. Soube expor o livro de uma maneira muito agradável. Mas eu não sei, não me despertou a vontade de ler,quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. querida Ni, assim como o outro livro que ainda não li, este sofreu do mesmo mal: meu pré-julgamento. num primeiro momento não leria, isso até ler sua resenha. senti-me um preconceituoso de marca maior. cinco corujinhas não é para qualquer livro, é preciso algo que consiga tirá-la do lugar comum, não é mesmo? e se este livro conseguiu (pude perceber através de suas palavras entusiasmadas) é porque é bom, muito bom. sem contar que "sobrenatural" é palavra que se repete inúmeras vezes em meu dicionário, adoooooooro. quero ler este livro também. resenha instigante!

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Que livro incrível *-* Desde o início da resenha já fui amando cada palavra, que acabou me deixando ansiosíssima para ler. Faz tempo que não leio sobre romances bons, então esse está no meu topo da lista agora. Beijos
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que ele é incrivelmente, incrível, já estou completamente curioso para lê-lo e descobrir esse tal mistério.

    Abraços,
    O Gabriel Lucas

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu não conhecia a autora e nem o livro, mas gostei da premissa, é diferenciada e parece prometer personagens cativantes e isso me interessa muito. Espero poder conferir essa leitura em breve e ah gostei muito da capa também.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olhei pra capa e pensei "humm, deve ser horrível", mas ai li sua resenha e gostei muito. Eu acredito que eu mais daria risada com esse livro do que qualquer outra coisa, pois parece ser umas cenas bem absurdas assim, mas adorei.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que enredo interessante e diferente. Nunca tinha escutado falar da obra antes, mas após sua ótima resenha fiquei totalmente curioso. Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. confesso que nunca li nada da autora, mas a primeira vez que ouvi falar desse livro, senti que não iria gostar caso lesse... e realmente, li um trecho dele e não curti. nem a escrita, nem o romance em si, mas o que me deixou mais desanimada foi a 'estereotipação' da personagem 'gótica'. Nem todo mundo que se veste dessa forma descrita no livro é gótico, nem todo gótico obrigatoriamente se veste assim... sem contar que achei bem forçado o romance... mas enfim... que legal que a leittura foi boa pra vc, pra mim não funcionou...

    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Que titulo chamativo, A Babá Gótica, nunca visto nos blogs e achei interessante.
    Sempre gostei mto de romances sobrenaturais e acho que vou gostar mto desse pelo que eu li aqui.
    Fiquei curiosa para conhecer mais dos personagens e seus rumos.
    Valeu pela dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Adorei a resenha, mas o livro não faz meu estilo.
    Lucinda me lembra a personagem de Fallen kkkk

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Preciso confessar que achei não achei a capa nada bonita. Mas é como dizem: não devemos julgar um livro pela capa. Por se tratar de um romance sobrenatural, até que a obra caiu no meu gosto, principalmente pelo tais ''segredos sombrios'' que a personagem esconde. Fiquei curiosa e acho que A Babá Gótica merece uma chance. Quem sabe quando surgir uma oportunidade?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá flor, a sinopse conseguiu me deixar intrigada e sua resenha lacrou de vez minha curiosidade...já quero ler também. Achei o enredo super misterioso e diferente do que estou acostumada a ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá, primeiramente achei um charme o livro ter folhas negras, mas deve ser um pouco cansativo lê-lo mesmo. O enredo dele parece ser bem legal e passa uma bela mensagem *-* Fiquei bem curiosa para lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Nossa parece filme da sessão da tarde (vai entender o porque, mas achei que fosse).
    O tema é bem diferente, leria por pura curiosidade.
    Não tenho certeza quanto as paginas pretas... não cansam?

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii!!

    Eu estou doida por esse livro! Primeiro pq é bem diferente o tema dele, e fico intrigada sempre em saber qual o segredo da babá! Fico na expectativa do livro mostrar que as aparências enganam!
    Me conta, as folhas todas são pretas?? Nunca vi um livro assim!! Vou comprar nessa Bienal! Ano passado eu vi no stande e fiquei na vontade!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Caramba! Eu já tinha lido a resenha, mas não tinha visto comentários ainda e naquele dia não consegui comentar pois deu problema no meu login google... Quantos comentários positivos! Legal! Espero que mais e mais leitores se interessem e deem uma chance ao livro, pois ele surpreende de verdade! Beijos, Ni! Você, como sempre, é dez!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor