sexta-feira, 16 de março de 2018

Resenha: Serafina e a Capa Preta - de Robert Beatty

Serafina e a Capa Preta
Livro1
Páginas: 240
Editora Valentina

Sinopse: Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levará ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. Lá, descobrirá um esquecido legado de magia, que tem relação com a sua própria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverá procurar as respostas que solucionarão o quebra-cabeça do seu passado.
Fantasia / Ficção / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Book Trailer


Livro cedido de cortesia pela Editora Valentina para resenha.

Resenha:

Serafina é uma criança de 13 anos que vive clandestinamente com seu pai no porão da tão famosa e pomposa mansão Biltmore, situada na Carolina do Norte, EUA. Seus proprietários Sr. e Sra. Vanderbilt e seus empregados nem desconfiavam dos moradores do porão. O pai de Serafina durante o dia trabalhava como eletricista na propriedade e à noite se recolhia para seu habitual esconderijo junto com sua filha.

A menina nunca questionou o porquê do pai e ela esconder-sem de todos, sabia que ele não queria que as pessoas soubessem de sua existência, mas nunca tivera uma resposta viável para tanto temor de serem descobertos. Chegou até mesmo questionar se seu pai tinha vergonha dela, mas no fundo sentia que a resposta real não era essa, existia algo mais que envolvia toda a sua historia de vida e que seu pai nunca falara pra ela.
"Ela adorava observar todos, mas nenhum deles a via - nem mesmo o cachorro."
Ela sentia que era diferente das outras crianças da mansão, filhas de empregados e hóspedes, sua aparência era um tanto peculiar, seus hábitos noturnos lhe proporcionavam uma capacidade inumana de enxergar muito bem no escuro e embrenhar-se em locais impossíveis para uma pessoa normal. 

Aliás é no silêncio da madrugada que Serafina é liberada para explorar a grande mansão. Quando todos estão dormindo, ela estava se divertindo fazendo seu trabalho como C.O.R. do local e passeando pelos luxuosos cômodos da grande casa.
"Serafina tinha se tornado especialista em se movimentar sem que ninguém percebesse, não apenas para caçar ratos, mas também para evitar pessoas."
Ouvia-se nos quatro cantos da mansão que as crianças, filhos de empregados e hóspedes estavam desaparecendo misteriosamente sem deixar rastros. E foi em uma dessas escapadas durante a madrugada que Serafina deparou-se com uma trágica e assustadora cena nos corredores do grande porão. Um homem assustador vestindo uma capa preta estava levando à força uma menina, ela clamava por ajuda, debatia-se, chorava e ninguém além de Serafina estava acordada pra salvá-la. Mas, ele era mais forte, era mais astuto e mais mortal.

Depois de conseguir escapar do vilão sem identificá-lo, Serafina vai a procura de ajuda. Mesmo sabendo que estaria se expondo e contrariando as ordens de seu pai, ela se junta ao jovem Braeden, sobrinho dos Vanderbilt, para descobrir a verdadeira identidade do homem e salvar as crianças. Mas, pra isso ela teria que quebrar mais uma regra imposta por seu pai: Jamais ir à floresta que rodeava a grande mansão, pois além de perigosa, ela escondia por entre as matas sua própria historia.
"Alguém estava caminhando pelos corredores do porão. O porão dela."


Impressões:


Não direi que foi uma maravilhosa surpresa essa leitura, não. Eu já sabia no fundo de minha alma que este livro viria pra agraciar minha noites, que eu iria mergulhar numa aventura gostosa, despretensiosa e repleta de fortes emoções.
"Nosso caráter não é definido pelas batalhas que vencemos ou perdemos. Mas sim pelas batalhas que ousamos lutar."
A autora acertou na historia muito original, acertou nos personagens, acertou na trama de tal forma que não tinha como deixar os elogios de lado. Apesar de uma narrativa simples e fluída, tem uma escrita singular e cheio de emoção. As descrições do local e detalhes nos faz viajar e explorar a mansão Biltmore de 1899 com os seus verdadeiros donos, que aliás, são parte do elenco dessa ficção, (George e Edith Vanderbilt de fato foram os primeiros proprietários da mansão). Isso me deixou ainda mais presa na trama. Essa mesclagem de personagens fictícios com reais é sempre um ponto forte em livro, pois nos faz pesquisar, querer saber mais sobre a verdadeira historia. Isso engrandece o livro e eu aprecio demais.
George Washington Vanderbilt 11, sua esposa Edith Dresser Vanderbilt,
e seu cão de estimação, "Cedric".  
A autora construiu personagens envolventes e uma protagonista forte, corajosa, leal, justa, sensata (ou quase, já que algumas vezes bate de frente com o perigo) ou seja, audaciosa e com segredos que nem ela mesma sabe e que a gente quer a qualquer custo descobrir também. É impossível você não gostar dela. Virei sua fã!!

Braeden, sobrinho fictício dos Vanderbilt, foi bem encaixado na trama sendo um jovem justo, amistoso, cavalheiro, tem uma historia de vida que o tornou uma pessoa humilde e bem quisto por todos. O amigo perfeito que Serafina um dia desejou ter na vida. Existe uma cumplicidade incrível entre os dois e ele faz muito mais por ela do que por si mesmo. 

O Vilão é um mistério que aos poucos vai se revelando com as pistas propositalmente deixadas pela autora a cada capítulo. Ele é maléfico, perspicaz, frio e vai aterrorizar todos na mansão. Menos a destemida Serafina. 😅 


Como disse antes, não sei se foi proposital as pistas deixadas pela a autora a respeito da identidade do vilão, mas o fato é que na metade do livro já tinha deduzido e acertado a minha escolha. Isso não foi um ponto negativo, de alguma forma fiquei como Serafina, cautelosa e observadora. Nós duas sabíamos  terreno que estávamos pisando. Mas, claro que a autora deixou outros segredos para serem revelados no final, atando todas as pontas soltas e dando a todos um desfecho digno de um livro infanto-juvenil com a marca Disney Hyperion.

Ficarei agora no aguardo das continuações dessa trilogia fascinante. Os três livros já foram publicadas nos USA e a publicação do segundo volume está prevista para o final do ano aqui no Brasil pela Editora Valentina, claro! Quem sabe a Disney produz o filme também?! O Trailer já é um show à parte.

Aliás, vamos falar do trabalho gráfico da editora. Que coisa mais linda gente. A capa escolhida foi a original americana que é maravilhosa e a diagramação está belíssima! Cada capítulos é iniciado com uma ilustração delicada da personagem. Temos páginas amarelas e fonte de perfeito tamanho. Nota dez para o trabalho da editora!

Indico esse livro para para crianças, adolescentes e adultos pela pureza, aventura, magia e mistérios que nele possui. Vai agradar à todos!


Sobre o autor:


Robert Beatty é o autor da série Serafina, mais vendida pela New York Times, publicada pela Disney Hyperion, um thriller de mistério assustador sobre uma garota valente e incomum que vive secretamente no porão do Grand Biltmore Estate.

Serafina e a capa preta foi um dos livros mais vendidos do New York Times, estão na lista por mais de 59 semanas e ganharam o prestigiado Prêmio Pat Conroy Southern Book de 2016. O segundo livro da série, Serafina e Twisted Staff, tornou-se umbest-seller# 1 do New York Times na primeira semana de seu lançamento e ganhou uma "Revista Estrela" da Kirkus Reviews, que disse: "Ainda melhor que seu antecessor, uma sequela que proporciona emoções sem parar do começo ao fim. "Apreciados por jovens leitores e adultos, os livros estão sendo ensinados em mais de mil salas de aula em todo o país. Quando o terceiro livro, Serafina e The Splintered Heart , saiu em julho de 2017, ganhou uma Revista Estrela de Kirkus Reviews e impulsionou a série Serafina para a Lista de séries mais vendidas do New York Times.
Robert Beatty vive nas montanhas Blue Ridge de Asheville, Carolina do Norte com sua esposa e três filhas, que ajudam a criar e refinar suas histórias. Ele gosta de explorar Biltmore Estate e as trilhas da floresta escurecidas onde as suas novelas ocorrem. Ele escreve a tempo inteiro agora, mas em suas vidas passadas, Robert foi um dos primeiros pioneiros da computação em nuvem, o fundador / CEO da Plex Systems, e o presidente / CTO da Narrative Magazine. Em 2007, ele foi nomeado Empreendedor do Ano.
Acesse e conheça a trilogia: http://robert-beatty.com/


VÍDEO RESENHA







14 comentários:

  1. Antes de qualquer coisa, que capa maravilhosa, tô apaixonada! Hahaha adorei sua resenha, me deu muita vontade de lê-lo! Às vezes é bom descobrir as coisas junto com a personagem, me dá uma sensação de mais proximidade, eu acho, e não tem nada melhor do que se identificar no livro <3
    Beijos, até!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nizete, tudo bem?
    Desde que começou a ser divulgado esse livro me chama a atenção. Essa capa é uma coisa e o enredo parecer ser bem envolvente. Confesso que sua resenha me deixou curiosa pela leitura, fiquei louca para descobrir mais sobre os pontos que você citou. Saber que o conjunto todo, enredo, personagens, ambientação combinam perfeitamente deixando a leitura ainda mais gostosa só contribuiu para a minha decisão. Adicionado a lista de leitura com sucesso.
    Obrigada pela super dica e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. olá, Nizete. Gostei mto da premissa desse livro, só desanimei um pouco por ser uma trilogia... mas acredito que leria de boas, caso tivesse a chance... anotei a sugestão na lista de possiveis futuras leituras...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Quero muito ler esse livro! Adoro esse tipo de história! Saber que a protagonista é forte só aumentou mais a minha vontade de ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Nizete?

    Essa edição ficou muito boa, a Valentina caprichou. Eu adorei a sua resenha, ficou bem organizada, lá no blog quem está lendo é a Grazy e ela é só elogios quanto ao livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Quero ler esse livro só pra matar a curiosidade do porque o pai da menina escondia ela e quem é o homem da capa preta, acho o enredo extremamente intrigante. Sou como você, semprepesquiso durante a leitura e também amo essa mistura de ficção com realidade. Que bom que mesmo tendo continuação o desfecho foi digno de um livro infanto-juvenil. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu já amei esse livro antes de saber do que se tratava, só por essa capa maravilhosa. Eu achei a premissa muito original e gostei de saber que, apesar de ser uma história simples, a escrita da autora é emocionante. Parece ser uma leitura muito leve e gostosa, e fiquei com a impressão de que irei me encantar com o livro.
    Adorei sua resenha e espero muito ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii, apesar de já ter visto muito esse livro nas redes, não havia lido nenhuma resenha! Eu simplesmente amei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler a história... A única coisa que me deixa tensa é o fato de ter continuação... Sofro na espera!

    ResponderExcluir
  9. Aaaaaa amei a resenha! Quero muito ler esse livro, ele parece ser super interessante e bem escrito. A capa também é bem fofinha e deixa os leitores curiosos. ❤

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona eu amei esse livro, adorei a escrita da autora, esse livro me deixou muito curiosa para a continuação da série. Amei a personalidade de Serafina forte e corajosa, assim como o amor de seu pai por ela. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tudo bom?
    NOssa estou louca e ansiosa para ler esse livro, já está na minha meta para 2018 e não vejo a hora de cumpri. Amei o post, parabéns.
    beijuos.

    ResponderExcluir
  12. Eu tô doida pra ler esse livro e confesso que as expectativas estão altas demais! Espero realmente gostar! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Ah, vi muitas pessoas indicando esse livro. Confesso que não conhecia o livro mas amei a indicação e as resenhas que li. Quando acompanho uma história de suspense por exemplo e logo descubro quem é o assassino ou o "culpado" as vezes parece que o restante do livro perde a graça, mas ainda sim vale a pena a leitura. Gostei muito da indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Oiee Nizete ^^
    Não sabia que haviam mais dois livros para sair! Achei as capas lindas!
    Um colunista do blog resenhou o livro e pareceu gostar, mas não é bem o tipo de história que eu costumo e gosto de ler, então não sei se o pegaria um dia. Fico feliz em saber que, apesar de não ter sido 1000%, a leitura te agradou :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor