sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Resenha - Gayle Forman - O que há de estranho em mim

O QUE HÁ DE ESTRANHO EM MIM
Gayle Forman
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Skoob
O Que Há De Estranho Em Mim

Sinopse

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. 

Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. 

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.



Resenha

Brit é uma jovem incompreendida pela família por usar cabelos coloridos, tatuagens, estar sempre fora de casa tocando na sua banda de rock e por não suportar sua madrasta. Brit sente muito a falta de sua mãe e da família feliz que ela tinha antes, mas infelizmente essa época passou e ela encontra na sua banda e seus amigos a alegria que precisa para suportar sua nova vida.

O que Brit não esperava é que fosse ser apunhalada pelas costas pela sua família, quando eles resolvem viajar as vésperas de um show muito importante para sua banda. Muito contrariada Brit viaja obrigada e seu pai simplesmente a leva para um internato de adolescentes problemáticos e ela ao perceber o que está acontecendo já é tarde demais. Ela se vê trancada em um local que mais parece um presídio que uma instituição séria e as meninas são maltratadas e expostas a várias humilhações, sem contar que são isoladas do mundo e vigiadas a todo o tempo.

Brit irá fazer amizade com algumas meninas da instituição que já estão lá há mais tempo e sabem de algumas formas de burlar as leis do local para conseguirem se comunicar e dar umas escapulidas do lugar, e Brit irá fazer de tudo para que elas consigam mostrar para o exterior a barbaridade que acontece lá dentro.


Minhas impressões

Eu como fã de Gayle Forman não pude deixar de pedir essa cortesia para nossa parceira Arqueiro e a apreciar a primeira obra escrita pela autora. Como sempre Gayle conseguiu me comover e ter empatia com a protagonista e ao mesmo tempo mostrar uma realidade.

Os motivos que levaram o pai de Brit a interná-la foram até compreensíveis, não posso dizer aqui pois seria spoiler, mas ele agiu da forma completamente equivocada, pois a filha nunca precisou de internação, ele quis prevenir um problema e acabou arrumando um problema maior.

Apesar de ser um livro focado no drama ele tem um romance mas bem dosado para não desviar o foco da trama.

Esse é um livro que deve ser lido por pais de adolescentes que acham mais fácil se livrar de um problema do que tentar resolver em casa e admitir que falharam em algum momento. Adolescentes encontram uma forma de colocar para fora seus sentimentos através de roupas e rebeldias e os pais devem tentar se alertar para os sinais e tentar ver o que seu filho está precisando, muitas vezes é apenas uma pouco de atenção ou não conseguem lidar com um fato novo, mas tapar os olhos é muito mais fácil e se omitir como pais colocando os filhos nas mãos de pessoas apenas interessadas em lucrar com isso.










2 comentários:

  1. Esse livro parece ser tão bom... tá fazendo bastante sucesso. Estou aguardando ele ficar barato pra mim poder comprar, hahahaha #pobre

    Beijos,
    Leia a resenha de "Uma canção de amor"

    ResponderExcluir
  2. Olá Danielle! Conhecia o autor do canal do youtube "Pipoca e Nanquim", mas ainda não havia conectado o nome a pessoa rsrs... Eu gosto de histórias de zumbis, mas principalmente quando elas se focam na sobrevivência humana aliada aquele pensamento "até que ponto o ser humano chega quando já se encontra em uma situação extrema?". Bom, acho que vou procurar pelo livro :)

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor