sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Resenha: Os Senhores dos Dinossauros - de Victor Milán

Os Senhores dos Dinossauros
Livro 1
Victor Milán
Editora DarkSide

Sinopse: Em “Os Senhores dos Dinossauros”, Victor Milán consegue materializar um sonho que milhares de leitores compartilham secretamente desde a infância: cavalgar os gigantes répteis pré-históricos, como o terrível Tiranossauro Rex. O romance se passa no Império da Nuevaropa, um continente claramente inspirado na Europa do século XIV. Cultura e costumes, religião, conflitos políticos, tecnologia e armamento são compatíveis com o último período da Idade Média. Mas neste mundo, construído pelos Oito Criadores, os dinossauros também fazem parte do arsenal de guerra.






Resenha

Em Paraíso os dinossauros são tão comuns como os tigres, leões, etc. são na Terra. Como o próprio autor diz, antes mesmo do livro começar, Paraíso não é a Terra, nunca foi e nunca será. Paraíso é um mundo completamente distinto, com poucas coisas iguais as nossas, embora muitas outras coisas sejam parecidas. Paraíso tem a sua própria história de criação, seus próprios deuses, religião e costumes. Poucos animais que temos na Terra aparecem nesse livro, como por exemplo cachorros, gatos e cavalos, os animais que eles tem em abundância são realmente os dinossauros, das mais variadas espécies, e novamente temos vários parecidos, mas não exatamente iguais aos que existiram na Terra. Esses dinossauros são utilizados das mais diferentes formas, como alimento, para carregar peso, e é claro, como máquinas de guerra. Muitos dinossauros são domesticados para servirem a esses, e muitos outros, propósitos, e muitos deles inclusive já nascem em cativeiro. Mas não todos são assim, existem muitos dinossauros selvagens, incluindo carnívoros, então não é como se você não corresse o risco de ser devorado por um dinossauro, se você resolver viajar por aí sem proteção.

A história desse livro se passa em Nuevaropa, um poderoso império de Paraíso, que no momento está passando por vários tribulações e conflitos com pequenos nobres. Após o prólogo, o livro já se inicia no meio de uma batalha, com direito a cavalheiros, dinossauros e muitas mortes, como um bom livro de fantasia épica deve ser. Porém demora um pouco para você finalmente entender o que está acontecendo, sobre o porquê dessa batalhas. E logo após descobrimos que se trata de uma batalha entre as forças do imperador e de príncipes rebeldes, nessa mesma primeira batalha, a história já começa a se desenrolar com uma guinada inesperada, alterando o curso da vida de vários personagens. O que por sinal, o que não falta nesse livro são personagens, a história não se prende a um único ponto de vista, nós seguimos vários personagens, uns muitos intrigantes e outros insuportáveis (ao menos para mim, hahahaha). 

Entre os personagens apresentados, temos Rob Korrigan, um menestrel e senhor de dinossauro mercenário, que embora, por algum motivo, não goste muito de nobres, acaba sendo enviado para encontrar um Karyl Bogomirsky, também um senhor de dinossauros, porém nobre, que desaparece durante essa primeira batalha e é dado como morto. Outros personagens importantes são o conde Jaume Llobregat, princesa Melodía e o duque Falk von Homberg. E são esses 3 últimos personagens que eu considero insuportáveis.

Ao contrário do que o nome do livro pode sugestionar, os dinossauros não tem um papel tão importante na história em si. Sim, eles são usados como máquinas de guerra, o que torna as batalhas ainda melhores, mas eles são apenas mais um dos elementos desse mundo. Pode ser que isso venha a mudar nos próximos livros e eu espero que isso aconteça, pois foi decepcionante ver os dinossauros sendo retratados em um papel um pouco melhor do que simples cavalos.
O foco da história são as intrigas políticas, os jogos de poder e as batalhas. Embora as intrigas políticas ainda esteja deixando a desejar. A história também conta com uma dose de magia, por assim dizer, que não foi muito explorada nesse primeiro livro, mas que não tenho dúvidas que será importante para os próximos.

Criei algumas teorias sobre Paraíso e suas origens, mas deixo que vocês mesmos criem suas teorias. Outro aspecto muito importante para a história que irá se desenrolar é de caráter religioso, assim como no nosso mundo, a religião por vezes se infiltra no meio da política, complicando tudo ainda mais.

A narrativa do livro é, em geral, fluida, embora eu a tenha a achado cansativa quando estava mostrando o ponto de vista da Melodía e do Jaume. Embora as cenas de batalhas sejam muito boas, por vezes o livro tem narrativas que considerei desnecessárias, o que quebrou o ritmo da leitura. Fiquei um pouco perdida nas primeiras páginas, por já começar no meio de uma batalhas com dinossauros por todos os lados, sem eu saber o que diabos estava acontecendo, mas essa confusão passou e logo já estava super inteirada de todos os aspectos da Nuevaropa. Cada capítulo se inicia com um fragmento de informação sobre Paraíso, o que nos ajuda a descobrir ainda mais sobre esse novo mundo. 
Talvez por justamente eu não gostar dos personagens que tiveram mais narrações, eu acabei dando 4 estrelas para o livro. Espero que no próximo livro os meus dois personagens favoritos aparecem mais, já que eles são muito importantes (do meu ponto de vista, hehehe) e que os dinossauros tenham uma participação mais ativa, afinal são dinossauros PELOAMORDEDEUS, eles merecem um destaque bem maior do que autor está dando para eles! Quanto a edição do livro, sem dúvidas ela é digna de 5 estrelas, ela está maravilhosa. O livro tem capa dura, páginas amareladas grossas e várias ilustrações lindas de dinossauros. Encontrei também alguns erros de digitação ao longo da história, mas nada muito grave.

Esse livro é sem dúvidas é uma ótima escolha para qualquer leitor que goste de fantasias e sem dúvidas o recomendo. O final é daqueles que te deixam desesperados pela sequência, então preparem-se para uma espera longa e dolorosa!

Classificação


Sobre o autor

Victor Milán já publicou mais de 100 romances. É um dos moradores mais ilustres de Albuquerque, Novo México, depois de Walter White. Victor é um autor residente da Bubonicon, a Convenção Anual de Ficção Científica e Fantasia da cidade, onde também atua como DJ de rádio, especializado em prog-rock.







14 comentários:

  1. Só pelo fato de ter dinossauros no livro já fiquei louca... ansiosa para ler o meu... Darkside sempre arrasando nos lançamentos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e depois da minha animada conversa com o autor no face, eu fiquei ainda mais empolgada pelo segundo livro.

      Excluir
  2. Oiii, que capa é essa?
    Conseguiu me conquistar com tudinho hhahahahaha fiquei bem animada para realizar essa leitora, é bem diferente do que costumo ler, então isso me cativa.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando resolver ler um novo gênero! Divirta-se com a leitura.
      bjs.

      Excluir
  3. Ola tudo bem?

    Nossa achei bem legal a capa do livro!!!
    Achei a premissa do livro bem diferente, fiquei curiosa para le-lo, apesar de ter certeza de odiar o fato de maltratarem os dinossauros e deles são serem o foco principal do livro =(.
    Vou dar uma pesquisada nele pra estar lendo.

    Bjos e obrigado pela dica.


    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos apenas dizer que eu fiquei torcendo para os dinossauros o livro inteiro…
      bjs.

      Excluir
  4. Darkside sabe como lançar um livro, não é verdade? Tem tantos livros para eu ler da editora, que está faltando dinheiro para comprar os livros. A história do livro é bem legal,e a resenha está incrível, mas não sei se eu leria o livro, ou pelo menos ele não está nos meus favoritos.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale... em breve os livros da DarkSide serão debitados na minha folha de pagamento, de tantos que eu compro.

      bjs.

      Excluir
  5. Oieee! Embora eu não tenha curtido muito a capa eu adoreiii a história. E convenhamos, quando se trata da DarkSide eu sou e MUITO suspeita. Adoro tudo que eles publicam kkkkk Confesso que nunca fui muito fã de dinossauros mas a resenha me pegou de jeito, e como você disse que a hsitória vai muito além de dinossauros acabou fisgando meu <3 Meu único problema é com séries, eu realmente preciso de uma vida paralela pra acabar com todas as séries que tô lendo kkkkkk. E esse autor SUPER versátil? Ameiii! Bjosss

    htp://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma relação de amor e ódio com séries. E como assim não gostou da capa?!?!?! Eu amei essa capa, hahahaha...

      bjs.

      Excluir
  6. O que falar dessa editora? Eles sempre arrasam em tudo, desda capa até o conteúdo da obra, difícil não amar <3
    Eu já conhecia um pouco da obra, pois acompanho fielmente os lançamentos da editora, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. Achei interessante a história, parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DarkSide conquistou o coração de todos os leitores brasileiros, virou a nossa queridinha com esses livros lindos e incríveis.
      Bjs.

      Excluir
  7. Ei! Quero muuuuito ler esse livro, embora tenha visto muita gente com gosto semelhantes ao meu e que se decepcionaram muito com essa história. De qualquer jeito quero conferir. Uma pena os dinossauros não serem a grande atração do livro :(
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rola uma decepção justamente porque os dinossauros não tem um destaque muito grande, mas o autor já me garantiu no facebook que muita coisa vai acontecer e que isso poderá mudar... os detalhes ele não me deu porque ele é muito mau.

      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor