segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha:i Apocalipse Zumbi - Os primeiros anos - de Alexandre Callar

APOCALIPSE ZUMBI
Os Primeiros Anos
Páginas: 336
Editora: Generale


Apocalipse Zumbi

Sinopse: O caos reina no mundo. A civilização entrou em colapso. As comunicações, a energia elétrica e a vida em sociedade, como a conhecemos, praticamente se extinguiram. Nem toda nossa tecnologia foi capaz de nos proteger e evitar que dois terços da humanidade morressem. Os poucos que sobreviveram estão exaustos e tentam reunir o que ainda resta das suas forças e recursos para se manterem vivos. E, para piorar, eles não estão a sós. Dia e noite, são perseguidos pelos contaminados - sempre à espreita com seus olhos vermelhos, pele pálida, dentes podres e uma terrível sede de sangue e de carne humana.
Nesse cenário de terror e desesperança, Manes luta desesperadamente para manter sua comunidade unida. Ela subsiste em uma construção cercada por paredes de concreto chamada Quartel. Porém, quando alguns de seus membros estão em apuros do lado de fora, sendo cruelmente caçados pelos contaminados, Manes parte para resgatá-los. A sua ausência e a chegada do enigmático Dujas abalam severamente o tênue equilíbrio interno do Quartel, colocando em risco a vida de todos.
O perigo e o medo tomarão conta deste, que é um dos poucos redutos em que homens e mulheres vivem em "segurança". Cheio de intrigas, mistério e horror, Apocalipse Zumbi é uma aventura de ficção eletrizante, com muitos elementos de realidade que mexerão com a mente e o coração dos leitores. Alexandre Callari oferece nesta obra o melhor do gênero zumbis e, ao mesmo tempo, cria um mundo à parte, que conta com suas próprias regras e lógica. Bem-vindo ao universo de Apocalipse Zumbi!
Resenha

Eu como amante desse universo de zumbis e não pude deixar de conferir um dos livros do catálogo da editora parceira Generale sobre o tema, ainda mais se tratando de um autor nacional.
"Como seria a vida do ser humano , se todos soubéssemos o que cada dia nos aguarda?"
Quatro anos se passaram após milhões de pessoas em todo o mundo virarem uma espécie de zumbi de uma hora para outra e começaram a atacar as pessoas que não foram infectadas. Foi um caos até que os contatos com mundo começaram a se perder e restarem poucos sobreviventes.
"Quando a pessoa não tinha crenças, seguir em frente tornava-se mais difícil."
A trama gira em torno de uma comunidade que conseguiu se instalar em um lugar bem protegido, onde os zumbis não conseguem entrar, mas estão sempre saindo em busca de alimentos e suprimentos e algumas vezes ainda encontram alguns sobreviventes.

A comunidade acaba de receber um novo morador encontrado nas ruas (Dujas), porém o líder da comunidade (Manes) não tem um bom pressentimento ao conhecê-lo e ao mesmo tempo um dos grupos que estava fora entra em contado através de rádio transmissor e avisa que estão em perigo e então Manes decide sair da comunidade mesmo ela estando cercada por zumbis e salvar seus amigos. Sem o líder por perto, Dujas começa a colocar as manguinhas de fora e descobre que nem todo mundo está contente com o comando de Manes e resolve liderar uma rebelião, que claro irá colocar em risco a vida de todos os moradores do local.

O livro é narrado em terceira pessoa e traz uma visão global da estória e de personagens, foi interessante ler a cena onde entramos na mente de um infectado que ainda não se deu conta do quanto perigoso ele pode ser, pessoas infectadas que ainda não foram completamente tomadas e ainda restam um pouco de discernimento.

O livro no geral trata não somente de zumbis, mas também de como o ser humano pode reagir em meio ao caos e o livro me lembrou um pouco a famosa série The Walking Dead nesse aspecto.

A leitura é bastante envolvente e tem um ritmo bom, o leitor é agraciado também com várias ilustrações de cenas durante a leitura. Não posso deixar de elogiar também a capa que é muito linda e assustadora.

O autor descreve as cenas em detalhes deixando o leitor visualizar perfeitamente a cena e sem ser cansativo.

Estou ansiosa pela leitura do próximo volume e com certeza recomendo a leitura a todos que curtem o gênero.


Sobre o autor

Foto -Alexandre Callari

Alexandre Callari é editor e apresentador do programa Pipoca & Nanquim (pipocaenanquim.com.br), especializado em quadrinhos e cinema. É colecionador de HQs e seu acervo já foi exposto em diversas ocasiões em todo o país. É autor dos livros Brincando de Escrever (1999), Evolução é uma Opção (2009), O Dilema da Desatenção (2010), Quadrinhos no Cinema (2011) e Apocalipse Zumbi: Os Primeiros Anos (2011), entre outros

Também trabalha como tradutor e entre diversos títulos, já traduziu Conan - o Bárbaro (Ed. Generale), Será que ele mente para você (Ed. Gente), Economia para leigos (Alta Books) e A Revolução da Inovação Aberta (Ed. Évora). Quando jovem trabalhou também com música e artes marciais.

Atualmente é editor das revistas da DC Comics no Brasil.


27 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas ele me pareceu bem legal. Gostei da sua resenha e também dos trechos citados.

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e confesso que não sou chegada a esse assunto de zumbi, pelo menos não 100%. Mas a sua resenha fico muito boa e os trechos são bem legais.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Já tinha visto esse livro pela internet, achei a capa o máximo!
    Eu ainda não li esse livro, acho que ainda não li nenhum livro com essa temática, mas gostei da sua resenha, ficou muito boa ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Adoro coisas de zumbi *-*
    Não conhecia esse livro, mas a capa está tão linda (ao modo zumbi) que me interessei pelo livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani
    Não curto muito livros com zumbis, apesar de achar que um dia vou acabar lendo algo. Filmes eu já assisto sem problemas. Ainda não conhecia este, e gostei de ver que a obra foi bem trabalha, mas ainda não me animei. Quem sabe mais para o futuro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Fiquei com muita vontade de ler este livro, gosto muito de apocalipse zumbi e quero ver se leio logo <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra,nem o autor. Mas curti bastante.Adoro a temática,fiquei bastante interessado.
    Adorei sua resenha,foi bem convincente.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Muito legal sua resenha e espero poder ler esse livro em breve, eu curto bastante livros sobre zumbis, já tive ótimas experiências

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu desconhecia por completo a existência dessa obra...adorei a capa, bem sinistra, kkkk ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Capa devastadora, só de olhar dá medo. Eu não conhecia a editora, acho que é o primeiro livro que vejo dela, vou pesquisar mais depois. Eu comecei a gostar do enredo quando vi a intriga política formada por Manes, a rebelião que ele armou nas costas do outro, fiquei muito curiosa com as intenções dele.

    ResponderExcluir
  11. Só pelo currículo do autor dá pra perceber que o cara manja dos paranauê!... rsrs... Adoro a temática de apocalipse zumbi (mesmo que nem todos consigam explicar direito como se chegou lá, e é por isso que TWD está me deixando irritadinha) e achei o livro muito legal mesmo! Gostaria de ter visto um pouco da diagramação interna que você apresentou.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  12. Hi baby, tudo bem? adoro livros, filmes, séries e tudo que tenha zumbis kkkk e me interessei bastante por esse só por causa da sua resenha, pois ainda não tinha ouvido falar dele! e a capa está muito legal também ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Se tem coisa que não me cansa é livro de zumbi e vampiro. Gostei muito da premissa dessa história que me pareceu bem legal.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  14. Bom, achei o enredo muito parecido com TWD, não fiquei muito interessado não, mas qje bom que gostou!

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi,tudo bem?
    Eu não gosto muito de livros de zumbis, mas vejo filmes (vai entender). Achei a premissa interessante, até por mostrar o conflito interno nessa sociedade. Isso é legal, poque é de se esperar que mesmo no meio do caos, haja conflitos (e pessoas sedentas de poder) nessas novas sociedades que surgem em situações de sobrevivência
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Confesso que não gosto muito de livros sobre zumbis, sei lá, não chamam a minha atenção, sabe? Tanto que só li um até hoje e é nacional, eu gostei bastante, mas sempre parecem ter a mesma premissa, sabe? O que li na sua resenha lembrei do outro livro. Enfim, não é uma leitura que farei agora, mas quem sabe um dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei muito da resenha. Confesso que não gosto muito de tramas que envolvam zumbis, mas até consideraria a possibilidade de ler esse livro, já que pela sua resenha fiquei curiosa com a história.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Hey,
    Apesar de eu curtir histórias de zumbis, eu não sou tão chegada em livros com esse tema. Prefiro filmes e séries. E é o mesmo com esse livro: achei interessante, mas não o bastante para pegar para ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Oi! Tudo bem?

    Eu também curto histórias sobre zumbis! *-* Não conhecia a obra, nem o autor e nem a editora. Fiquei bem contente de saber que essa história que levou 4 estrelas nessa resenha é de um autor nacional. Vou pcorurar para ler :)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  20. Nunca li um livro de zumbis, sabia? Comecei um do The Walking Dead, mas acabei não continuando... Apesar de ser super envolvente pra maioria das pessoas é um tema que não me deixa louca pra saber o que vai acontecer. Gostei bastante que em algum momento ele narra o ponto de vista de um infectado! Pra mim, isso é novidade haha Bela resenha!

    Bjs, Cass

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Nunca li livros com zumbis. na verdade nem tenho muita vontade. Mas o livro em geral parece ser muito gostoso de se ler. Um boa pedida para quem gosta do gênero!
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu não conhecia o autor e nem o seu livro, mas fiquei bem curiosa com o enredo, parece ser bem legal e como eu adoro historia com zumbis espero poder lê-lo em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  23. gosto de descrições, ainda mais quando não são cansativas... e a temática de zumbis me atrai muito... acredito que iria gostar dessa leitura... a capa me lembrou algum game de survival horror hehe

    ResponderExcluir
  24. Oi! Fiquei super interessada. Adoro zumbis e com certeza irei ler assim que possível. Valeu pela dica! OBS: que capa incrível é essa? Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  25. Oii,

    Confesso que histórias com zumbis, não me agradam.
    Mas a história parece ser bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Não sou muito fã de livros de zumbis, na verdade poucos deles me agradam. Mas achei uma boa indicação para quem gosta do gênero.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oii. Tudo bem?
    Nunca li nada sobre apocalipse Zumbi, apesar de não ser o meu gênero favorito tenho curiosidade de conhecer esses livros. Adorei a capa desse, bem tenebrosa.
    Beijos;)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor