segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Resenha - James Patterson - Zoo

ZOO
James Patterson
Editora Arqueiro
Páginas: 288


Sinopse

Algo está acontecendo na natureza


Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.



A humanidade é presa fácil



Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.



O fim da civilização está próximo.

Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.

Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...


Resenha

Jackson Oz é um jovem biólogo que percebeu que ultimamente está sendo constante os animais atacarem humanos e tenta a todo custo alertar as autoridades que não estão nenhum pouco interessadas em sua teoria. O mais irônico é que Oz tem um pequeno gorila de estimação, o que me deixou angustiada por muito tempo ver ele tentando alertar as pessoas e achando que seu pequeno gorila não estava incluído na sua teoria.
"O acampamento estava apenas a apenas 8 quilômetros, mas eu me encontrava num zoológico sem jaulas, onde alguns animais pareciam ter enlouquecido."
Após um acontecimento onde um casal de leões mata o tratador e fogem do zoológico Oz pressente que precisa fazer alguma coisa e aceita o convite de um amigo para ir a África verificar como estão se comportando os leões por lá e o que ele vai descobrir não vai ser nada animador para o futuro da humanidade. Resta a Oz conseguiu convencer o mundo que algo de muito errado está acontecendo e conseguirem amansar as feras.
"Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo sapiens era o único animal confinado em jaulas."
Zoo tem uma narrativa muito fluída, logo no primeiro capítulo me peguei presa a estória e não conseguia mais parar de ler. Um outro fato que gostei no livro foi que o autor não se prendeu em apenas um local, ele monstra o que acontece em vários lugares do mundo, dando ao leitor uma maior compreensão de como o mundo inteiro está se comportando diante de tal fenômeno.

Outro ponto positivo no livro foi que o autor explicou o motivo que levou os animais a mudarem de comportamento e eu achei bastante convincente, ou seja, Zoo não é apenas uma estória que analisa o comportamento humano diante de um fenômeno, que na maioria das estórias não tem explicação, é um livro muito completo e manda uma mensagem muito verdadeira.Não sei dizer o livro terá uma continuação, mas faço votos para que tenha porque pela minha imaginação muita coisa ainda pode ser continuada do trecho que finalizou.

James Patterson é um autor que eu admiro muito porque ele consegue escrever sobre vários estilos literários, já tive a oportunidade de ler um drama escrito por ele e também foi um livro sensacional, com certeza quero ler mais livros do autor. O livro virou série de TV, ainda não tive a oportunidade de ver, mas com certeza irei prestigiar futuramente.

Recomendo Zoo para todos que gostem de livros no estilo Fim do mundo, mas precisa ter estômago forte pois tem muitas cenas em que os animais assassinam humanos.









9 comentários:

  1. Oi Dani, me uma certa forma, me lembrou um pouco de Planeta dos Macacos. Gosto dos livros do Patterson, mas este é um que não tenho intenção de ler no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me lembrei um pouco de Planetas de Macaco, talvez o autor tenha se inspirado na obra. Bjs

      Excluir
  2. Danielle, nunca li nada do autor e pra ser bem sincera a história não conseguiu despertar minha atenção.
    Não faz meu estilo de leitura, então passo a dica, mas que bom que você gostou tanto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, estou louca pra ler essa obra e fiquei ainda mais ansiosa depois de ler sua resenha.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani,
    Eu li esse livro no ano passado e amei, gostei tanto que coloquei entre um dos melhores de 2015. Eu acho que não terá continuação, mas se tiver será muito bem-vinda já que o livro é excelente. Também quero ver a série na tv

    ResponderExcluir
  5. Eu que tenho medo até de cachorro, com certeza ficaria apavorada com essa leitura. Mas mesmo assim fiquei com vontade de ler rsrs
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  6. eu conheço a escrita do autor e realmente é bem fluída, num instante vc devora um livro inteiro... Ainda não tive chance de ler Zoo, mas está em minha lista de leituras futuras... espero conseguir isso...
    ^^
    quanto aos assassinatos, eu acharia ruim se fossem os humanos massacrando os animais... xD

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniele!
    Esse livro me lembrou planeta dos macacos... acho que na verdade estou com o filme na cabeça!
    Infelizmente não tenho estômago para leituras muito "descritivas", então, seria melhor eu nem pegar, mas fiquei pensando numa possivel adaptação para filme, o que seria ótima, era só fechar o olho até a cena nojenta passar kkkk
    bjss
    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Estou curiosa sobre esse livro porque essa semana li uma resenha que me deixou com vontade de conhecer a narrativa dele. A premissa é instigante porque propõe uma situação extrema entre bichos e humanos. Imagina se isso acontece? Seria algo parecido com O Planeta dos Macacos em que a humanidade vai sucumbir.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor