sexta-feira, 4 de março de 2016

Resenha: A Garota Sem Passado - de Michael Kardos


A Garota Sem Passado
Michael Kardos
Editora Arqueiro

Sinopse: Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

 Resenha

Durante toda a sua vida Melanie se escondeu, ela escondeu o seu passado de todos e ela própria também. Seu nome verdadeiro é Meg Miller e ela supostamente já esta morta. Ela teria sido assassinada na mesma noite que sua mãe e o assassino de ambas é o seu pai, Ramsey Miller. Só que Melanie não morreu, ao contrário do que tudo mundo pensa, somente somente sua mãe morreu naquela fatídica noite. Mas tem uma pessoa que sabe que ela não está morta, o homem que não a matou, seu pai. Ramsey conseguiu fugir após o crime e até então não foi preso. E é por isso que Mel está passou os últimos 15 anos da sua vida escondida, com seus tios, no meio do nada. Ela faz parte de um programa de proteção, pois a polícia acredita que seu pai ainda procura por ela, para terminar aquilo que ele iniciou há tantos anos atrás.

E pelos esses 15 anos aceitou todas as limitações as quais foi imposta, apesar de pequenos atos de rebeldia, sem questionar muito, por saber que os tios apenas estavam zelando por sua segurança. Mas algo acontece que faz com que a vida que ela leva não seja mais o suficiente para ela. Mel decide que não quer mais se esconder, que ela quer um futuro. Porém ela sabe que para ter um futuro ela precisa primeiro enfrentar o seu passado. Que para que possa viver sua vida com liberdade ela primeiro precisa que seu pai seja preso, para finalmente se livrar do medo que sempre a perseguiu.

E cansada de deixar a investigação nas mãos da polícia, Mel decide ela mesma rastrear e prender o seu pai. Ele decide bater de frente com o seu passado. Juntando pistas deixadas 15 anos antes, Mel precisa encontrar respostas que nunca conseguiram ser respondidas: por que seu pai vendeu o seu caminho (o ganha pão) 2 dias antes de cometer o crime, por que ele deu uma festa no dia do crime, por que ele afinal cometeu esse crime? E ela precisa achar essas respostas rapidamente, antes que Ramsey possa achá-la.

Com uma narrativa em terceira pessoa, o livro te conduz ao longo desse mistério em um ritmo empolgante. A história segue não somente os eventos que estão acontecendo em 2006 com a Melanie, mas também seguimos Ramsey. Nós somos apresentados a história do assassino, passando brevemente por sua infância e juventude problemática até a fatídica noite do crime. E dessa forma a história vai sendo aos poucos montadas. A narrativa me lembrou a do livro Lugares Escuros por causa dessa intercalação dentre presente e passado de forma a recriar o crime ocorrido há tantos anos. Uma das coisas que adorei nesse livro é que a Melanie não é uma garota fraca, com apenas 17 anos ela resolve enfrentar seus medos de frente e mesmo correndo risco de vida, ela não hesita antes diante da possibilidade de desvendar o assassinato da sua mãe e localizar o seu pai. 

Quando vi esse livro entre os lançamentos da Arqueiro, eu não tive dúvidas antes de solicitá-lo. Amo livros de mistérios e crimes a serem solucionados. Não me decepcionei com o livro, porém acabei dando 4 estrelas para ele. Isso porque eu acabei deduzindo o livro todo logo no início. Mas não se preocupe, modéstia à parte, eu sempre descubro os mistérios dos livros e filmes, então não é o caso de ser uma história previsível. A edição do livro está linda, a capa é super enigmática e as páginas são amarelas.

Sem dúvidas recomendo o livro e não vou me surpreender nem um pouco se essa obra for adaptada para o cinema. Se você gosta de livros envolvendo mistérios e crimes, sem dúvidas irá amar esse livro.

Classificação



Sobre o autor


Michael Kardos é escritor de romances e contos, que já foram publicados em revistas especializadas e lhe renderam diversos prêmios literários. Cresceu em Nova Jersey, formou-se em música na Universidade de Princeton e foi baterista profissional por muitos anos. Depois que terminou o doutorado, tornou-se um dos diretores do programa de escrita criativa da Universidade Estadual do Mississippi.







40 comentários:

  1. Oi Patrícia!
    Gostei muito da tu resenha e já estou aqui animada para ler esse livro!
    Adoro romances mas não resisto a um bom suspense!
    Valeu pela dica! Beijos!

    http://luahmelo.blogspot.com
    Pensamento... Apoteose da Dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspenses são bons demais, sem mimimi, sem triângulo, só mortes. Hahahaha...
      bjs.

      Excluir
  2. Oi querida,
    Tudo? Estou voltando ao mundo virtual e vim te visitar. Sabe que não conhecia esse livro mas achei a história muito interessante mesmo, deve ser bem instigante e seria interessante ser adaptado para as telonas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2016/03/a-chave-dos-mundos-torre-de-phart-halor.html

    ResponderExcluir
  3. Oiee! Aí meu Deus eu adoro um suspense! Assim como vc, tb acabo desvendando os mistérios antes do fim mas isso nunca me impediu de ler tb kkkkkkk adoreiii a resenha, achei a história super original e já to criando teorias: pq um cara mata a esposa e tenta matar a própria filha Gente? Kkkk descobrirei! Bjos

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não me canso nunca! E o melhor é quando mesmo sendo boa em descobrir os finais, vem um livro e te surpreende completamente!
      Bjs.

      Excluir
  4. Oiee! Aí meu Deus eu adoro um suspense! Assim como vc, tb acabo desvendando os mistérios antes do fim mas isso nunca me impediu de ler tb kkkkkkk adoreiii a resenha, achei a história super original e já to criando teorias: pq um cara mata a esposa e tenta matar a própria filha Gente? Kkkk descobrirei! Bjos

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    O título desse livro já me chamou atenção e a sinopse é interessante também! Gostei da sua resenha, mistérios sempre enriquecem um livro. Faz tempo não leio algo desvendando crimes e a história de Melanie que busca justiça por si mesma, além do vilão da história ser o próprio pai parece ótima!

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está na hora de sair dessa seca de mistérios, fica aí a dica da próxima leitura.
      bjs.

      Excluir
  6. Fiquei bem curiosa a respeito do livro, como não conheço o autor acabei que nem solicitei ele na editora. Mas a história do livro me parece envolvente. Amo livros com mistério e que são investigativos. Acho que a trama fica emocionante.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essas estórias que tem narrativas no passado e no presente, assim o mistério vai sendo montado aos poucos.
      bjs.

      Excluir
  7. Oi Patrícia, tudo bom?
    EU AMO livros de mistério e suspense e esse livro com certeza me ganharia, por ser um livro instigante e a protagonista ser corajosa e determinada.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar, né? Livros de mistério e suspense são tudo de bom.
      bjs.

      Excluir
  8. Oi Patrícia,
    Ainda não conhecia o livro, mas toda essa trama e mistério me deixou super curiosa com o livro. O fato da protagonista ser forte e querer encarar seu passado bastante sombrio, diga-se de passagem, também me chama a atenção. Imagina tudo o que ela sofreu e teve que conviver, ao ver sua família ser destruída por uma pessoa que supostamente a amava. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler o livro para descobrir tudo o que aconteceu e que ainda irá acontecer.
      Bjs.

      Excluir
  9. História incrível e resenha maravilhosa. Já quero ler, e acho que livros assim acaba virando adaptação para o cinema mais cedo ou mais tarde, mas creio que mais cedo, já que está tão comum livros ganharem filme.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Em breve não existirá mais um oscar de roteiro original, só de adaptado.
      bjs.

      Excluir
  10. Oi *---*

    Ai Deus, já podem parar de falar desse livro, estou cada vez mais doida para lê-lo. A premissa desse livroé tão promissora que me deixa mega instigada. Estou até com medo de ler o livro e me decepcionar, minhas expectativas estão nas alturas. Sua resenha só aumentou ainda mais, apesar de você já ter deduzido no inicio, ela foi bem proveitosa pelo que parece.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico com medo quando a minha expectativa é alta demais, por isso, por segurança, eu tento me controlar, hahaha

      bjs.

      Excluir
  11. Olá!

    Como ele é minha próxima leitura, então não li toda a sua resenha. mas já fico feliz que você tenha curtido a trama, pra sair da zona de conforto, esse livro é mais que sugerido!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele tá na dose certa. Um bom suspense, mas não chega a ser um livro muito pesado.
      bjs.

      Excluir
  12. Oi, não conhecia o livro, apesar de não ter gostado da capa ele parece até interessante, mas acho que não o leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei essa capa, eu achei que ficou tão misteriosa quanto a estória. É uma pena você não ter se interessado.
      Bjs.

      Excluir
  13. O numero de obras adaptadas cresce a cada dia né? Chega ser absurdo. Estou com o livro aqui mas ainda não pude ler ainda, será uma próxima leitura *-*
    Enfim, o enredo é bem interessante e parece muito bem trabalhado. O que me conquista!
    Sua resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom? A capa do livro é muito legal mesmo, passa a energia do livro. Uma pena que você deduziu logo a história no início, eu nunca consigo fazer isso hahah Achei a história bem legal, acredito que ela vá conseguir encontrar o pai dela. Por enquanto não é o livro que estou procurando para leitura.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou ninja, hahahaha... Sem querer me gabar, mas eu sempre descubro os finais.
      Bjs.

      Excluir
  15. Olá linda,
    Já estou lendo esse livro. Suspense é meu ponto fraco no mundo literário.
    Amo Coben e esse livro parece demais com os mistérios de Harlan e me chamou a atenção devido esses traços semelhantes e sempre descubro os mistérios antes do final haha

    Beijos
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso clube de detetives infalíveis está crescendo a cada comentário. A gente anda lendo muitos livros de mistério, nada nos surpreende mais.
      bjs.

      Excluir
  16. Patrícia, o motivo que fez você gostar do livro é exatamente o que me afasta dele.
    Não gosto de livros de crimes ou mistérios, é uma temática que não me atrai, por isso esse não me animou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, eu amo esse gênero. Se um dia resolver sair da zona de conforto, esse livro é uma indicação, pois não é muito pesado.
      bjs.

      Excluir
  17. Oiiie
    Muito legal sua resenha e eu estava bem interessada no livro e ainda estou, fiquei ainda mais agora, o enredo está mega interessante e adorei essa capa, que bom que curtiu tanto a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei essa capa. E esse enredo também me pegou de cara.
      Bjs.

      Excluir
  18. Ola Pat lindona menina que premissa de livro interessante, e ao mesmo tempo deixa o leitor tão curioso para saber o desfecho da história, imagino a protagonista vivendo escondida e ao mesmo tempo como foi corajosa ao voltar para encontrar seu pai assassino. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Patricia!
    Eu adoro livros de suspenses e investigações e esse já entrou para a minha lista de desejados. Primeira resenha que leio e que me deixou mega curiosa. Parece ser um história eletrizante que vai me deixar a noite toda acordada rs' Adorei a sua resenha.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspenses sempre nos fazem perder a hora, é sempre "só mais um capítulo".
      bjs.

      Excluir
  20. Já estou com esse livro no meu Kindle e quero ler ainda esse mês. Achei a história super interessante e não vejo a hora de começar a ler

    ResponderExcluir
  21. Eu também estou assim... a cada livro que eu vejo... quero todos.... mas cade o dinheiro? Por que nasci pobre?!?!?!
    Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor