quarta-feira, 16 de março de 2016

Resenha: Não Pare - de FML Pepper - Editora Valentina

NÃO PARE
FML Pepper
Editora Valentina
Páginas: 280

Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?Seria a Morte sua companheira para toda a vida?É chegada a hora da verdade. 

Foi no tão saudoso evento "Turnê Literária" que tive a feliz e prazerosa chance de conhecer a autora FML Pepper que estava por lá igualmente apresentando sua mais nova obra. Ela veio de mansinho e mostrou-me uma imagem em seu tablet, que seria a capa de seu livro NÃO PARE. 

Ao olhar aquela capa, - 1ª versão em e-book - o impacto do título e somando com o breve resumo que Pepper entusiasmada narrava, eu disse pra mim mesma que estava diante de uma obra-prima, de um livro que ia me surpreender por toda sua magnitude e que eu PRECISAVA e DESEJAVA obtê-lo o quanto antes para devorar e espalhar a boa nova pela blogosfera. (Porque coisa boa a gente anuncia com satisfação, certo?). 

Mas, para minha tristeza, ainda não possuía o livro físico, estava no formato digital e isso me deixou muito frustrada. (Todos que me conhecem sabe que não consigo ler formato digital)

Dois anos depois, estava eu ainda sonhando em obter essa obra, precisava ler, principalmente após ler tantas resenhas positivas, (prova de que eu estava certa) eis que a Editora Valentina anunciou em sua página a contratação da autora FML Pepper e claro, seu livro seria publicado no formato físico! (Ó Céus, glóriaaaaa!)

RESENHA:

Costumo dizer que nunca me engano quanto a minha intuição, quando bato os olhos em um livro e digo pra mim mesmo "É esse!". As minhas escolhas são sempre certeiras e me orgulho muito delas. *risos

Hoje estou aqui para afirmar e registrar. Sim Pepper, eu não estava errada. Além de ser fascinante, eu me apaixonei pelo conjunto da obra. Tudo é magnífico, vibrante e excitante!

Ao iniciar a leitura, logo fui apresentada a Nina e seu dilema de viver mudando repentinamente de estado e/ou país. Por alguma razão que ela desconhecia, sua mãe, Stela, sempre após algum episódio ruim que supostamente pudesse por em risco sua vida, juntava seus pertences e logo seguia para uma nova morada no lado oposto da cidade ou do mundo. Nina não entendia a paranoia de sua mãe, às vezes por coisas pequenas, um mero acidente envolvendo outras pessoas próximo de onde ela transitava, era motivo de fuga. As desculpas eram sempre as mesmas: Trabalho.

Mas, uma coisa tinha certeza, ela possuía uma anomalia em seus olhos que levava a crer ser o motivo das mudanças de sua mãe, só não sabia se era a unica no mundo a ter as pupilas em vertical e quais seriam as reações das pessoas se descobrirem esse "pequeno" defeito por baixo de suas lentes especiais, esse era o trabalho de sua mãe, criadora de suas lentes. 

O nosso primeiro contato com Nina acontece no último episódio catastrófico em Holanda. Após o incidente, sua mãe tem mais um surto paranoico e é aí que Nina percebe que sua estadia de apenas poucas semanas em Holanda chegara ao fim. Novo destino: Nova York. (É nesse momento que percebemos que o livro já te prendeu!)

Muito contrariada e cansada de viver como ciganas, Nina se opõe à mais uma mudança, e após uma discussão, Stela promete a Nina que essa seria a ultima vez, - juras que ela ouvia sempre - mas, dessa vez a promessa de sua mãe soara verdadeira. Stela daria a Nina a vida que ela tanto almejava, iriam finalmente fixar morada em um lugar e com isso poderiam finalmente viver uma vida normal, como uma família normal e conquistar novos e definitivos amigos.

Foi tudo muito rápido, após chegarem nos USA tudo transcorreu como o programado. Com apenas algumas semanas Nina já estava matriculada em uma nova escola. Foi abordada por Melanie (Melly) e Philip de forma faceira e um tanto enfadonha. Mas, o jeito peculiar dos dois, a impressionou e conquistou sua confiança. Ambos criaram um laço de amizade que Nina esperava ser mais longo do que os anteriores.

Da mesma forma que conhecerá pessoas especiais e que a fizeram sentir igualmente especial, conhecera também pessoas enigmáticas, misteriosas e com atitudes um tanto irritantes. É quando somos apresentados ao enigmático e misterioso bad-boy Richard, e ao gentil e prestativo Kevin. Ambos tinham uma beleza única. Apesar de serem o oposto no quesito temperamento e comportamento, atraia a atenção de toda platéia feminina. Só que, por alguma razão eles não se importavam com os assédios, nem davam a entender que estariam interessados por alguém, até enxergarem Nina.

“Eu havia perdido tudo de mais importante em minha vida, inclusive a paz e a esperança. Tanto fazia agora viver ou morrer. A morte, por sinal, me parecia até interessante.”
Richard e Kevin também não escondem a antipatia que sentem um pelo outro e o fato de ambos sentirem uma certa atração por Nina, faz com que a rivalidade entre eles torne algo quase fatal, um tanto fora do controle.
Mas, o jeito ríspido, fechado e um tanto maldoso de Richard, intriga Nina. Ela não o entende, e tende a ficar cada vez mais curiosa sobre sua vida, ao mesmo tempo receia por uma aproximação.
Já Kevin não perde tempo e usa de todas as artimanhas para conquistá-la, aliás ele é romântico, educado e muito atencioso. O sonho de toda garota...

Mas, a alegria de Nina dura pouco, fatos acontecerão que marcará sua vida, também serão a chave inicial de diversas revelações. Terríveis revelações.

Chega! Sei que muitas pessoas já sabem do que se trata, mas eu não direi mais nada além. No entanto, posso dar minha opinião sobre o livro sem pestanejar.

Pepper acertou em cheio o meu coração. Este livro é fantástico! Envolve seres sobrenaturais que raramente vejo em outros livros. São incríveis e me fascinou! A forma como foi abordada a trama de Nina e como foi inserida a fantasia me deixou embasbacada, de queixo no chão. É um coquetel de emoções e revelações. A cada capítulo eu me contorcia por conta de tantas reviravoltas e momentos eletrizantes. Não, de fato não tem como parar, Nina não pode parar em um lugar e eu não conseguia parar de ler!!!

Claro que já vou me adiantar que sou tiete dos bad boys e Richard mesmo turrão, me conquistou e fez torcer por ele. Se ele vai mudar? Se vai ficar com ela? Se, se, se?! Não sei! Esse é apenas o primeiro livro de uma série de três volumes. Muitas águas vão rolar...

Capa - 10, papel e tamanho de fonte - 10, diagramação - 10, revisão - 10, criatividade - 1000!! É campeã!!!

Mais que indicado, indicadíssimo! Já estou com o segundo livro pra iniciar a leitura. Logo logo teremos a resenha de Não Olhe. Parabéns Pepper, parabéééns!!

Boa leitura galera.
Bjocas
Ni




15 comentários:

  1. Uauuuuuuuuuuu, Nizete!!!!
    Que resenha empolgante, perfeita, magnífica!
    Fiquei muito, mas muito feliz em saber que meu filhote a tenha agradado tanto e espero de coração que os demais "irmãos" possam surpreendê-la ainda mais.
    Muito obrigada, viu?
    Com todo o carinho do mundo,
    Pepper

    ResponderExcluir
  2. querida Ni, demorei para conhecer um pouco sobre a escritora FML Pepper. não digo com relação à obra, que eu infelizmente ainda não li, mas sobre as curiosidades em torno da criação da saga. fui tomar conhecimento numa entrevista dela no programa do jô. logicamente fiquei encantado com seu jeito descontraído, franco, pueril. ela me pareceu uma criança num corpo de mulher. não digo isso pejorativamente não. é que ela irradiava tanta alegria que a imagem me veio á cabeça. agora quero sim ler cada uma de suas frases, só que terei sempre a imagem dela em minha mente.
    ótima resenha querida, já está até redundante ficar repetindo isso :D

    ResponderExcluir
  3. Caramba, fiquei super interessada na leitura, me senti envolvida só pela resenha.
    Livro anotado com sucesso!!! Vlw...
    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Oiii Nizete, tudo bem?
    Já ouvi falar muito dessa trilogia, mas infelizmente nunca consegui ler. O que é uma pena, já que muitas e muitas pessoas falam muito bem da história e a autora está cada vez mais ganhando reconhecimento o que é algo realmente muito bacana :) Parabéns a ela e que venha muito e muito sucesso :)
    Fico muito feliz também que você tenha curtido tanto a leitura :)
    beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor!
    Siiiim, acho que a autora realmente se superou no quesito criatividade. NUNCA li nada parecido e me orgulho de saber que ela é brasileira e representa um dos nossos grandes talentos na literatura contemporânea. Gostei muito do livro quando o li e saber que você gostou pelos mesmos motivos que eu é muito bacana! Infelizmente, não sou como você, sabe? Queria ter esse sexto sentido para livros bons, mas muitas vezes caí na armadilha de adquirir uma obra por sua capa ou proposta e não gostar nada dela. Bom saber que Não Pare! não foi assim. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tenho o livro e não sei porque a vontade de ler só aumento depois de tantos elogios que você deu a este livro. A FML pepper é uma pessoa maravilhosa. Adorei a resenha. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro ano passado e achei o enredo muito bem construído. Confesso que não achei nada de extremamente inovador, mas a autora foi realmente muito criativa na trama. Gostei do livro e pretendo ler as continuações.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    eu queria ler esse livro desde que era na edição antiga e fiquei bem feliz pela autora quando a valentina resolveu publicar pois parece ser uma bela história e sempre ouço muitos elogios, espero poder ler e gostar como todo mundo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu li um trecho do livro mas não me agradei com a escrita. então desisti da leitura... a história não me empolgou... =/
    ah, eu tbm sou dessas que sempre curte o bad boy dos livros ajahahaahhaahahaha
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nizete!
    Ao contrário de você, li esse livro e achei muito fraquinho... rsrs.
    Não gostei da escrita e a história não me convenceu.
    Mas que bom que as pessoas não têm o mesmo gosto, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A temática não me agradou, não me atraiu. Eu sempre via o livro na livraria e achava que era uma autora gringa por causa do nome kkkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Todo mundo fala maravilhas dos livros dessa autora, eu achei a capa linda, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei a resenha e espero ler em breve.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu achei Não Pare um livro muito gostoso de ler, gostei de como a Pepper constroi a narrativa e o enredo ao longo dos capítulos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ni
    Que máximo a sua resenha, fiquei empolgadíssima para ler o livro!!
    Adoro a Pepper, ela é um doce de pessoa <3
    Com certeza vou ler em breve
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Desde quando lançaram o livro físico aqui no Brasil eu quero ler o livro. O título também me chamou muito a atenção e quando li a resenha fiquei mais empolgada ainda.
    Adoro quando existem seres sobrenaturais nos livros. Essa característica da Pepper de ter as pupilas verticais me deixou um tanto intrigada. Quero ainda mais ler esse livro.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor