segunda-feira, 4 de julho de 2016

Resenha: Quase uma Rockstar - de Mathew Quick

Quase uma Rockstar
Mathew Quick
Editora Intrínseca

Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.




Resenha

Amber é uma menina que tem todas as razões do mundo para não ter nenhuma fé ou esperança. Mas ela é justamente o oposto, ela é super fã do JC (Jesus Cristo), quem ela considera um verdadeiro rockstar, e é uma verdadeira catalisadora de esperança, ou como ela mesmo diz, Princesa da Esperança. A vida de Amber nunca foi muito fácil, o pai abandonou ela e a mãe quando ela ainda era uma bebê. A mãe, desde então, vive trocando de namorado, muitas vezes os piores exemplares da espécie.
A gente não precisa fazer alguma coisa errada para se meter em confusão.
Amber a mãe nunca possuíram uma casa só delas, pois sempre acabam vivendo nos apartamentos dos namorados da mãe dela. Porém com o término do último relacionamento, Amber e a mãe acabam na rua, literalmente. Ou mais especificamente, no ônibus escolar que a mãe dirige no trabalho. Há meses as duas dormem nesse ônibus enquanto a mãe tenta "ajeitar" as coisas. Amber nem ao menos reclama disso, apenas vai levando a vida esperando que tudo melhore. 
Sei que talvez isso seja estranho, mas a gente tira amor de onde pode, não é?
Ela também tem um cachorro, o qual ela salvou da morte, chamado Bobby Big Boy, aka BBB, aka 3B. Ela tenta sempre cuidar do cachorro sozinha, por ser responsabilidade dela, mas acaba sempre podendo contar com a ajuda de Donna, mãe de um amigo da escola, um dos poucos que ela possui. Donna é tudo o que Amber quer ser quando crescer. Vindo de uma família desestruturada, Donna conseguiu vencer na vida sozinha e hoje é uma advogada de sucesso, sócia do maior escritório de advocacia da cidade. Ela é um verdadeiro exemplo para Amber e sempre a ajuda com pequenas coisas, como comprar comida para BBB, maquiagem para Amber e, nós últimos tempos, sempre a alimentando e deixando ela tomar banho por lá.
Por que os cachorros são mais humanos do que os humanos?
Além do filho de Donna, Rickey, ela possui outros 3 amigos na escola, por serem diferentes dos outros adolescente que estudam por lá, eles acabam sendo isolados. Mas existem um lugar onde eles se sentem mais a vontade e felizes na escola, e esse lugar é no clube do Marketing, onde eles sempre podem contar com Franks, o professor de Marketing. Além deles, Amber tem alguns outros amigos, pessoas que ela ajudou a ter esperança, pessoas que ela ajuda com trabalho voluntário ou simplesmente dando atenção à elas.

E dessa forma que Amber vai levando a sua vida, e nada parece que irá mudar tão cedo. E embora ela sempre leve esperança às outras pessoas, a esperança da própria Amber está se esgotando. Ela está se cansando de tantos baques, de tantas tristezas. Será que ela continuará sendo a Princesa da Esperança? Ou será que a vida finalmente irá vencê-la?

Assim como em seus outros livros, Mathew constrói uma trama envolvente que nos arrasta pelas páginas até que o livro finalmente acabe. Ele nos presenteia mais uma vez com personagens inesquecíveis, cativantes e complexos. Tanto Amber quanto os outros personagens são totalmente humanos e como tais, não tem como não nos sensibilizarmos com eles. Sem dúvidas dei 5 estrelas e recomendo a todos.

Assim como em A Sorte do Agora, a capa desse livro é lindíssima. A edição segue o padrão da Intrínseca para todas as obras do autor. Sou fã declarada do autor e nem tenho nenhum receio em recomendar esse livro para todos.
O momento apenas era - livre de emoções, julgamentos e de qualquer outra ilusão com que nós, humanos, sentimos a necessidade de associar a tudo que vivemos.

Classificação


Sobre o autor

Matthew Quick era professor na Filadélfia, mas decidiu largar tudo e, depois de conhecer a Amazônia peruana, viajar pela África Meridional, trilhar o caminho até o fundo nevado do Grand Canyon, reviu seus valores e, enfim, passou a dedicar todo seu tempo à escrita.
Ele, então, fez MFA em Creative Writing pelo Goddard College e voltou para a Filadélfia, onde mora com a esposa.
Quick é autor de três romances além de O lado bom da vida e Perdão, Leonard Peacock, e recebeu várias críticas elogiosas e importantes menções honrosas, entre as quais destaca-se a do PEN/Hemingway Award.





8 comentários:

  1. Olá!
    A história parece bem interessante, e o que mais me chamou atenção foi a personalidade positiva e esperançosa da protagonista. Fiquei bastante curiosa para conhecer toda a trama e saber como ela vai lidar com todos os acontecimentos e de que maneira eles a afetarão.
    Espero lê-lo em breve.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito da protagonista também, por sinal, todos os protagonistas dos livros do autor são maravilhosos.

      bjs.

      Excluir
  2. Olá!
    Nunca li nenhum livro do autor, mas posso ver que você fala dele com bastante carinho. Gostei muito da premissa e dos altos e baixos que a protagonista passa, e também dos secundários que parecem dar uma força muito grande para ela. Vou com certeza conferir!
    Beijos.

    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens dos livros do autor são tão reais, tão humanos, que não tem como não amá-los. Não deixe de ler alguma obra dele, você não irá se arrepender.

      bjs.

      Excluir
  3. Olá... tudo bem??
    É tão bom quando um livro nos prende desta forma não é mesmo? Eu nunca li nenhum dos livros do autor, mas vejo elogios... só que eles fogem muito de minha zona de conforto e eu ainda não pensei em me arriscar... eu gostei muito da forma como descreveu a sua resenha... ela foi inspiradora... que sabe eu dê uma chance a ele? Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor é maravilhoso, eu costumo devorar seus livros em apenas um dia. E não sou a única, muitas pessoas que eu conheço fazem o mesmo. A escrita dele é maravilhosa.

      bjs.

      Excluir
  4. Olá tudo bem, o autor Matthew Quick é muito simpático, quando li o livro O lado bom da vida ele me conquistou, e gostei muito desse novo livro, que mostra uma família sofrida. Adoro drama. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros deles são maravilhosos, até agora eu amei todos.

      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor